SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Fracassado ou vitorioso?


“O fracasso é um desvio e não uma rua sem saída” (Paulo Buchbaum)

Meus queridos, todos nós, evidentemente, quando projetamos algo, esperamos o bom êxito, isto é, o sucesso daquele empreendimento.
Mas, apesar de esperarmos a vitória, por vezes, sofreremos uma derrota. E é neste ponto que acredito que dois tipos de pessoas são definidas: a fracassada e a vitoriosa.
A fracassada é caracterizada por aquela pessoa que enxergou o fracasso como uma rua sem saída. Fica desmotivada, desanimada e esbraveja bradando que nada dá certo para ela! Fica com sua autoestima abalada; desvaloriza-se e dá um certificado de “incompetência” a si mesma. Diz estar traumatizada e, portanto, nunca mais tentará isso novamente, mesmo que seja algo que ela deseja muito e com o qual sinta profundo desejo de realizar.
A vitoriosa, contudo, mesmo diante do fracasso e mesmo com a sensação horrível causada por ele ou, ainda, mesmo com os sorrisos sarcásticos de pessoas que dizem: “tá vendo, eu alertava você”, não vê nesta situação a rua sem saída, mas apenas um desvio no caminho que ela está trilhando.

Evidente que os desvios não são agradáveis! Fazem com que demoremos mais para chegar e, além de tudo, são tortuosos. É muito melhor quando saímos da cidade X e chegamos na cidade Y sem nenhum contratempo e sem ter que pegar nenhum desvio. Porém, eles acontecem! Podem até nos trazer algum mal humor (fazendo com que entremos em estradas de terra mal conservadas e, além de tudo, atrasando nossa viagem). Mas o mais importante é que chegamos na cidade Y. Seria muito pior se nos programássemos para fazer a viagem até a cidade Y e, no meio do caminho, aparecesse uma placa escrita: “Rodovia sem saída”. Seria muito frustrante pensar que jamais poderíamos chegar até a cidade Y, não é mesmo?
E é exatamente assim que as pessoas fracassadas agem. Simplesmente desistem de tudo; enxergam os percalços, os conflitos, os “nãos”, isto é, os desvios, como se fossem as ruas sem saídas de sua existência. Ora, não estou dizendo que eles são agradáveis ou que não nos trazem desconforto! Sim, trazem... e muito! Contudo, ao invés de entendermos que são as ruas sem saídas, seria bem mais aconselhável se os enxergássemos apenas como desvios. Desviamos do caminho, sem perder de vista onde queremos chegar! É simplesmente não desistir! É persistir e lutar pelo que se quer. É andar pelo desvio até voltar ao caminho. Provavelmente, quando retornarmos, estaremos mais fortalecidos e saberemos caminhar observando melhor determinadas situações e aspectos do caminho que não observávamos anteriormente.

Quando chegamos diante dos problemas, das frustrações, dos percalços, dos “nãos” etc é exatamente o momento em que a estrada de nossa vida faz uma bifurcação. Resta a cada um de nós saber o que faremos dali para frente. A partir da atitude escolhida, então saberemos se nos enquadramos nos fracassados ou nos vitoriosos. A meu ver, ser vitorioso nem é chegar no objetivo em si, mas sim não desistir de persegui-lo. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

4 comentários:

  1. Oi Andre, como faço para te enviar um depoimento.
    Amei seus videos, curti e me inscrevi!!!! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Na descrição dos videos você encontra as informações. Abçs

      Excluir
  2. Belo texto, um grande incentivo para quem está passando por momentos complicados como estou passando!! obrigado!!

    ResponderExcluir