SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Onde está nossa fraqueza


Nossa maior fraqueza é o grande temor de parecermos fracos (Bossuet)

Meus queridos, num dia desses, para meu espanto, perguntei a uma pessoa: “O que você precisa mudar para melhorar?” E ela respondeu: “Ah, não sei, talvez se eu mudasse meu corte de cabelo ficaria melhor”.
Confesso que, num primeiro momento, considerei que ela estivesse sendo extremamente irônica comigo. Todavia, o pior foi perceber que não! Ela, de fato, respondeu de forma séria, acreditando que, caso mudasse o corte de cabelo, então melhoraria.
Veja bem, não estou aqui criticando as pessoas que resolvem fazer uma mudança no visual porque querem dar uma mudada na aparência! Claro que não! Meu espanto e, por que não, minha preocupação é no sentido de como as pessoas têm medo de si mesmas e o quanto querem esconder as próprias fraquezas.
Chego à conclusão de que nossos maiores medos não são de nossos inimigos, mas sim de nós mesmos! Temos medo de nos encararmos, temos medo de derrubar as muralhas do orgulho e enxergar nossas fraquezas e, sendo assim, vivemos nos escondendo de nosso próprio eu. E, sem dúvida, um dos esconderijos é viver uma vida superficial.
No exemplo que dei, é óbvio que a mudança que eu questionava era no sentido de mudanças comportamentais e, evidente, de atitudes! Contudo, a pessoa estava tão enclausurada atrás das muralhas do orgulho que, como mecanismo de defesa, interpretou a questão como se fosse uma mudança apenas no visual. Ora, é muito mais fácil acreditar que, mudando o visual, ficarei uma pessoa melhor! Basta um cabeleireiro e pronto, a mudança está feita!
Ou seja, não tive que, corajosamente, encarar meu eu mais profundo, encarar meus defeitos, minhas falhas e, como diz o título deste post, encontrar minhas fraquezas.

Meus queridos, somente quando reconhecermos nossas fraquezas é que teremos condições de superá-las. Pessoas que vivem na superficialidade, escondendo-se atrás das muralhas do orgulho, jamais conseguem fazer este exercício do autoconhecimento e, sendo assim, vivem maquiando as fraquezas e querendo demonstrar uma força inesgotável. Ora, é evidente que temos que ter força, isto é, temos que ser fortes! Contudo, a verdadeira força é também reconhecer as fraquezas. Super-heróis só existem na ficção. A vida real é constituída de pessoas fortes que, por vezes, descobrem a força quando reconhecem a fraqueza!

Portanto, não reconhecer as fraquezas é que se torna, na verdade, nossa maior fraqueza. Quando agimos assim, dificilmente trilhamos o caminho da aprendizagem e da superação. Muita gente prefere trocar de namorado a assumir os erros cometidos na relação; outros tantos preferem trocar de emprego a assumirem as limitações (fraquezas) em âmbito profissional, e assim por diante. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário