SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O verdadeiro fracassado


Um homem pode fracassar muitas vezes, mas só é um fracassado quando começa a culpar outra pessoa (John Burroughs)


Meus queridos, o fracasso é algo agradável? Claro que não! Ninguém, em sã consciência, levanta pela manhã e diz: “Não vejo a hora de fracassar hoje!” (risos).
Digo isso porque há pessoas que acreditam que palestrantes de autoajuda, como eu, vivem pintando a vida como se fosse um mar de rosas ou como se incentivassem as pessoas a viverem no mundo da fantasia, no qual não se pode dizer palavras negativas e nem sentir sentimentos negativos!
Com certeza, ao menos eu, não penso e nem sou assim! O fracasso é horrível e nos causa mal estar! Outro dia, um rapaz deixou um recado assim para mim: “André, seus vídeos têm me ajudado bastante, mas estou sofrendo muito com tudo que está acontecendo”. Meus queridos, é claro que sim! O sofrimento faz parte da condição humana, assim como o fracasso! O problema é quando não se quer resolver esta situação problemática, quando não se busca soluções para a resolução dos conflitos e angústias que estão fazendo com que eu sofra ou, ainda, quando simplesmente não se quer encarar ou admitir que se está sofrendo!
E é aqui que entra a frase que intitula este post, isto é, podemos fracassar (e sofrer) inúmeras vezes! Contudo, o verdadeiro fracassado é aquele que começa a culpar outra pessoa. Vocês poderiam dizer: “Mas, André, em muitos casos eu sofri por causa das escolhas de outras pessoas”. Sim, vocês têm razão. Existe uma pequenina diferença entre os termos FRACASSO e SOFRIMENTO. Todo fracasso gera sofrimento, mas nem todo sofrimento foi gerado pelo fracasso.

Quando fracassamos em algo, é natural que o desapontamento, a quebra de expectativa e a frustração se façam presentes em nós. Ora, estes sentimentos geram sofrimento, certo? Contudo, há pessoas que, na tentativa de minimizar esta sensação, começarão a buscar culpados como um mecanismo de defesa. Então, é aí que se instala o verdadeiro fracassado! Se fracassei em algo é porque a forma como me posicionei diante daquele algo foi errada e, consequentemente, resultou em fracasso. Assumir isso é o primeiro grande passo para superá-lo e, assim, a partir do fracasso, edificar um caminho de crescimento e superação que pode resultar em sucesso posterior.

Quanto ao fato de que nem todo sofrimento foi gerado pelo fracasso, acredito que seja óbvio. Em muitos casos, sofreremos por conta de fatores alheios a nossa vontade. Contudo, mesmo não sendo fruto de nossas escolhas ou de nossas decisões, a vida é nossa! Portanto, assumir uma postura diante daquilo que fizeram comigo é essencial e fundamental para eliminar o sofrimento. Veja bem, eliminar o sofrimento não é como tomar um comprimido e eliminar a dor de cabeça! Meus queridos, é necessário entender que isso é processual dentro de nós. Se não entendermos isso, então nos frustraremos mais e aí criaremos uma bola de neve de sentimentos ruins, o que irá desfavorecer nossa recuperação.
Portanto, finalizo dizendo: só é possível aprender com os fracassos e, assim, crescer, quando assumimos nossa culpa por ele. Já em relação ao sofrimento, apesar de, muitas vezes, não sermos o responsável por ele ter entrado em nossa vida, poderemos nos posicionar diante dele e não sermos meras vítimas, tendo em vista que é nossa vida que está em jogo! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário