SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 6 de maio de 2014

As quedas no caminho


Nossa maior glória não consiste em jamais cair, mas sim em nos erguermos toda vez que caímos (Oliver Goldsmith)

Meus queridos, acredito que todos, sem exceção, têm consciência de que as quedas, em nossa vida, acontecem! Contudo, o que me espanta é como um grande número de pessoas, apesar de ter consciência disso, age de forma totalmente oposta a esta certeza.
As quedas, a meu ver, representam todas as quebras de expectativa pelas quais passamos, seja por causa de nossos próprios erros ou seja porque alguém nos frustrou, desapontou, magoou, agiu com falsidade, apunhalou-nos etc.
Fica evidente, portanto, que cair, neste sentido empregado aqui, não é absolutamente nada agradável! Ninguém, em são consciência, levanta pela manhã e diz: “Não vejo a hora de sofrer uma derrota terrível neste dia tão ensolarado” (risos).
Acredito que, também, como citei na introdução, todos têm consciência de que as quedas são reais e não meras fantasias ou meros pensamentos negativos. Penso que todos, também, têm consciência de que não há ser humano que não tenha sofrido alguma queda ao longo do caminho.
Você poderia estar pensando: “Não! Eu conheço o fulano de tal e tudo que ele faz dá certo! Duvido que ele tenha sofrido alguma derrota (queda) na vida”. Este é o tipo de pensamento comparativo, ou seja, acreditamos que nossa vida, comparada à de outra pessoa, é sempre pior. No entanto, pode ter certeza de uma coisa: esta pessoa que você acredita que nunca tenha sofrido alguma derrota na vida, sofreu sim!
Talvez, a diferença esteja em justamente como a pessoa se posiciona diante da queda. Não significa fingir que não caiu! Fingir que não caiu é muito pior, pois você não analisa os fatores que lhe levaram ao chão! Assumir que caiu, analisando os fatores, reconhecendo os erros, interpretando os fatos e, assim, buscando aprendizagem é, sem dúvida alguma, um fator fundamental para que consigamos nos reerguer e voltar a caminhar com muito mais cautela e maturidade.


Portanto, muito mais importante que não querer cair é, quando cair, saber reconhecer o tombo e ter disposição e coragem para levantar-se! Aqui reside o espírito de guerreiro que deveríamos perseguir e querer desenvolver em nós, sem dúvida alguma. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário