SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O trabalho


Jamais fiz alguma coisa que valesse a pena por acidente, nem qualquer de minhas invenções aconteceu por acidente; elas aconteceram pelo trabalho (Thomas Edison)

Muitas vezes, ouvimos as pessoas exclamarem: “Nossa, o fulano tem uma sorte danada, pois conseguiu um trabalho muito bom”, ou ainda: “O ciclano está ganhando muito dinheiro. É uma pessoa de sorte”.

Ora, não sou ingênuo e, claro, sei que tem muita gente que consegue as coisas por meios desonestos, ilícitos ou corruptos. Há, também, aquelas pessoas que não tem capacitação profissional mas conseguem cargos e favores de políticos e assim por diante.

Contudo, é uma minoria! Não podemos criar uma energia negativa e uma falta de perspectiva e confiança em nosso potencial por causa dessa minoria, jamais! Precisamos acreditar em nossa capacidade e, claro, arregaçar as mangas e lutar para aprimorarmos e ganharmos nosso lugar ao sol, ou seja, trabalharmos!

As conquistas estão diretamente ligadas aos esforços empreendidos e à perseverança. Sem esforço e sem perseverança, dificilmente alcançaremos os objetivos propostos ou, em outras palavras, a realização de nossos sonhos.

Temos que estar preparados para ouvirmos muitos “nãos” e, ao invés de desistirmos, devemos encará-los como um convite à mudança. Um não pode ser fruto do descaso de uma pessoa que não está nem aí para o que temos? Sim, claro que sim! Mas, também, pode ser uma análise preciosa de alguém que tem mais experiência que nós e, por isso mesmo, NAQUELE MOMENTO, disse-nos o “não” justamente porque analisou que precisávamos melhorar alguns aspectos. É aqui que digo que podemos tirar proveito!

Um treinador pode, numa seleção de atletas para uma olímpiada, por exemplo, dizer ao atleta: “Você não participará, pois não está suficientemente preparado”. Se o atleta encarar como perseguição ou, ainda, como um descaso por todos os dias em que ele dedicou-se ao treino, então, provavelmente, não conseguirá desenvolver-se a partir do “não” e, consequentemente, não irá nem na próxima!

Assim, também, acontece com pessoas que estudam para concurso. A não aprovação pode desestimular e fazer com que a pessoa tenha a sensação de que estudou à toa. Porém, se ela souber analisar quais foram os erros e persistir, pode ser que, no próximo, consiga a tão almejada aprovação.

Valorizemos nosso trabalho. Procuremos desenvolver algo com o qual nos identificamos e, com isso, teremos a impressão que estamos nos divertindo enquanto trabalhamos e, automaticamente, os frutos virão! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário