SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A verdade é sempre o argumento mais forte (Sófocles)


Na história da Filosofia, alguns sofistas foram muito criticados porque, ao contrário de Sócrates, não estavam preocupados com a VERDADE, mas sim com a argumentação empregada.

Trocando em miúdos, para estes sofistas, não importava se uma mentira estivesse sendo contada, desde que o interlocutor seguisse critérios lógicos e conseguisse convencer seus ouvintes. Há quem diga que foi aqui que surgiu a advocacia (risos).

Quando as pessoas contam mentiras, além de todos os transtornos que, por si só, ela causa, há também um grande desperdício de energia produtiva, isto é, o autor da mentira tem que ficar cercando o fato mentiroso a fim de que a verdade não apareça!

Vale dizer que o inverso é a mais profunda verdade, ou seja, quando simplesmente falamos a VERDADE, ela sempre se torna o argumento mais forte e, por mais que tentem usar de artimanhas e argumentos ardilosos, dificilmente tais argumentos serão mais fortes que a verdade.

Quando dizemos a verdade tudo conspira a nosso favor, simplesmente porque o que falamos condiz com a realidade que nos circunda e com os fatos tais como ocorreram. Meu Deus do céu, é simples! Apenas dizemos o que, de fato, aconteceu e não temos que ficar cercando aqui, cercando ali, maquiando aqui, cobrindo acolá.

Quando pautarmos nossa vida na verdade e buscarmos, continuamente, transparência em tudo que fazemos, então nossa vida tomará um rumo de muita produtividade e nos renderá frutos muito saborosos e valorosos, com certeza! Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário