SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sinto em mim a imperiosa obrigação de ser feliz, mas toda felicidade obtida às custas dos outros me parece odiosa. (André Gide)


Meus queridos, quem acompanha o Canal Ponto de Vista sabe que uma das coisas que sempre disse, é justamente sobre o quesito felicidade. Isto é, acredito que todos buscamos e desejamos este sentimento.
Contudo, concordo plenamente com a frase de André Gide. Se, para alcançá-la, é necessário pisar, usar ou passar por cima de alguém, então não pode ser considerada felicidade, mas sim algo odioso, fruto de uma ação egoísta e desprovida de princípios e respeito pelo outro.

Acredito que muita gente conhece a famosa frase: “Os fins justificam os meios”, que fora atribuída a Maquiavel (mas ele mesmo nunca pronunciou. Foi a interpretação de sua filosofia que gerou esta frase). Pensar desta forma é maquiavélico no sentido negativo da palavra mesmo. E sabe por quê? Porque, a fim de atingir os fins propostos, utilizar-se de quaisquer meios é algo  que considero totalmente desprovido de moralidade e respeito pela liberdade alheia.
Assim é o que acontece com os estupradores. Eles têm um fim em mente: o prazer. Para atingir tal fim, utilizam-se de qualquer meio para isso. Assim também acontece com alguns políticos: para atingirem o fim (levar vantagem), utilizam-se de quaisquer meios (nem que seja às custas de várias vidas amontoadas em corredores de hospitais sucateados ou em filas intermináveis do SUS). Assim também acontece com um técnico de ar condicionado: para atingir seu fim (lucrar), utiliza-se do meio (desconhecimento técnico) que se lhe apresenta (o cliente). E aqui seriam intermináveis os exemplos! Todas classes e todas as profissões estão sujeitas a exemplos como os dados acima, justamente porque são seres humanos que têm como fim o próprio umbigo (felicidade superficial), ainda que às custas dos outros.

A verdadeira felicidade (o que considero profunda, e não superficial) é quando nos realizamos como pessoas, atingimos um estágio de satisfação, tranquilidade e serenidade, sem ter tido que pisar em ninguém e, muito menos, fazer da pessoa um mero meio para que alcançássemos nosso fim (que considero superficial e ilusório). É assim que vejo a questão! Forte abraço: André Massolini

Um comentário:

  1. Essas Palavras Me Ajuda Muito Que é Um Bom Motivo Para que As Pessoas Nao Pise Em Ninguem Para Ser Feliz,

    ResponderExcluir