SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Simples são as palavras da verdade. (Ésquilo)


Meus queridos, por que será que complicamos tanto as coisas? Viver seria muito mais simples se não colocássemos tantos entraves à vida! E, sem dúvida alguma, as mentiras são entraves enormes.

Quando uma pessoa mente, tem que criar uma série de situações para encobertar as mentiras. Tem que ficar cercando aqui, cercando ali, como se fosse aquelas cenas de desenho infantil em que o personagem tenta conter as rachaduras na parede de um dique. Chega uma hora que não dá e, embora tenha feito muitos esforços, a parede se rompe!
Ora, todos estes esforços para segurar a barreira consumiu muita energia, certo? Uma energia que poderia ter sido gasta com coisas boas, caso a mentira não tivesse surgido. Quando buscamos uma vida transparente e, portanto, sem mentiras, a vida se torna mais simples. E sabe por quê? Porque simplesmente as coisas serão como são e não como pintamos ou inventamos que elas fossem!
Quando dizemos a verdade, as palavras não precisam ser rebuscadas e nem os discursos precisam serem medidos ou meticulosamente calculados. Obviamente que devemos pensar antes de falar, isso sim! Contudo, não é um pensar porque temos medo de deixar “algo escapar”, mas apenas pelo fato de não querermos magoar ou que a pessoa nos interprete mal. Ou seja, quando dizemos a verdade nossa boca apenas pronuncia o que está em nossa alma e, sobretudo, em nossa memória! Bem diferente da mentira, que é um discurso que brota da imaginação (porque precisa ser inventado, e não buscado na memória) e, por isso mesmo, gera insegurança. Uma pessoa que vive com mentiras, a meu ver, não é alguém que caminha para a felicidade.

As palavras da verdade, porém, são simples! E a simplicidade está na base de uma vida saudável e feliz. Sei que não existem receitas prontas ou enlatadas para alcançar a felicidade, tendo em vista que, graças a Deus, existe uma multiplicidade de pessoas, pensamentos, crenças e filosofias de vida. Contudo, realmente acredito que um dos pilares de sustentação deste sentimento que todos buscamos seja justamente este: a verdade naquilo que fazemos, falamos e sentimos! Forte abraço: André Massolini 

2 comentários:

  1. muito...........bom ....realmente tudo q vc disse é verdade...
    parabens..................sou seu fã número 1.abração

    ResponderExcluir