SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cobranças


São muitas as situações nas quais as pessoas começam a fazer cobranças para seus parceiros e acabam não percebendo tantas outras situações.

É natural, em qualquer relacionamento amoroso, uma mudança de atitudes. Conforme a confiança e a convivência vão se estabelecendo, é óbvio que as atitudes também começam a serem diferentes. Por exemplo: a pessoa começa a conhecer a rotina e o dia-a-dia da outra, então, não há mais aquela necessidade de fazer um relatório de cada movimento feito durante o dia (seja através de sms, whatsapp, facebook etc).

Vou usar, então, como exemplo, o sms. No início de qualquer relacionamento amoroso, é natural milhões de sms por dia, justamente porque você quer transmitir interesse e confiança para a pessoa (assim como, claro, está na fase da conquista e, se ficar uma hora sem enviar nada, sente a sensação de que outra pessoa possa estar invadindo o “terreno que você quer conquistar”). Depois, com o passar do tempo, e o consequente estabelecimento da confiança, é natural que isso, por exemplo, diminua! Contudo, há pessoas que, erroneamente, associam essa diminuição com falta de interesse ou como se o sentimento estivesse diminuindo ou, ainda, com descaso! E aí começam as cobranças, o que intitula este post.

E tem mais: muitas vezes a própria pessoa que “cobra” não percebe que ela mesma também deixou de enviar os tais sms! Ela se fecha em cobranças e não se dá conta que a relação deu um salto qualitativo e que os diálogos, por exemplo, têm muito mais profundidade que antes; o conhecimento mútuo tornou-se muito mais presente ( de um simples olhar, de um simples sorriso ou de um simples sms mal respondido) e que, portanto, isso sim deve ser levado em conta!

Às vezes, uma pessoa fica tão focada em cobrar a outra sobre o porquê não mandou um sms antes que nem percebe o conteúdo descrito no sms de resposta e, assim, não percebe uma situação angustiante que seu parceiro poderia estar passando. E aí, a pessoa que cobra começa a dizer que está cansada disso! Está cansada de cobrar, como se estivesse mendigando atenção, quando, na verdade, é ela que está desatenta ao que anda acontecendo e o quanto cresceram juntos.

Por sua vez, a pessoa que recebeu as cobranças começa a ficar desorientada, pois ela, de fato, acreditava que a relação estivesse bem! Porém, ao ouvir que a outra pessoa está “cansada”, sente-se mal, como se estivesse causando algo ruim para quem, na verdade, só se quer bem. E aí vira uma bola de neve de situações que, na realidade, eram simples e poderiam ser muito bem dissolvidas com uma postura madura de ambos.

Novamente, o diálogo é a melhor alternativa. Porém, se ambos sentem-se ofendidos (quem cobra acredita que não está sendo amado suficientemente e quem é cobrado acredita que está sendo injustiçado), aí ambos assumem a atitude defensiva e, portanto, a relação pode ficar prejudicada, pois se ambos estão da defensiva é porque, antes, sentiram-se “atacados” e, sendo assim, ambos ficam esperando que o outro tome a iniciativa. Quando os dois esperam a iniciativa, ninguém toma! Resumindo, ambos perdem! Forte abraço: André Massolini


Um comentário: