SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A questão da inveja


Acredito que a inveja seja um dos defeitos mais apontados como algo que incomoda, e muito, a quem se sente invejado. Pessoas invejosas sempre são citadas como exemplos ruins.
A questão da inveja é tão forte que até muita gente tenta tirar proveito disso, oferecendo simpatias, “feitiços”
e tantas outras coisas (e cobrando por esses “feitiços”) a fim de manter quem se sente invejado longe da energia negativa do invejoso.
Porém, a questão é muito mais simples do que imaginamos. Vou definir numa única frase: o invejoso é alguém que lhe admira em segredo!
O invejoso lhe admira tanto que fica incomodado com suas qualidades, seu potencial e tudo o que você é. Ele, na verdade, queria ser você! Contudo, é uma “admiração negativa”. Não é a admiração que serve como inspiração, tampouco a admiração em que nos espelhamos na pessoa admirada – esta é positiva.
É por isso que é uma admiração em segredo! O invejoso lhe admira, mas ele tem tanta falta de confiança em si mesmo, tem tanta convicção de que não é tão competente quanto você que, como defesa, tenta lhe reduzir. Ele acredita que, reduzindo, terá condições de alcançá-lo. Então, como estratégia, usa a difamação, a maledicência, a intriga, a fofoca, a invenção de mentiras etc, com o intuito de conseguir com que você seja reduzido.
Mas, ele não percebe que está, na verdade, favorecendo-lhe ainda mais! Sim, porque as mentiras têm prazo de validade. As pessoas conseguem perceber comentários que são frutos de uma pessoa invejosa ou com “dor de cotovelo” do sucesso alheio. E ninguém suporta mentiras! E aí, na verdade, o feitiço realmente vira contra o feiticeiro! Ele quis reduzir, mas foi reduzido.
Portanto, ao nos depararmos com uma pessoa invejosa tenhamos a certeza que, no fundo, ela nos admira e queria possuir todas as qualidades que ela julga que possuímos. Porém, como ela se julga incapaz, quer que desçamos ao nível no qual ela considera estar, então tenta nos difamar.

Não é necessário arrudas, patuás etc, pois a verdade sempre triunfa e o verdadeiro caráter sempre sobrepõe as difamações proferidas por línguas incomodadas com o sucesso alheio. Se ao invés de perderem energia e tempo preocupados com nosso sucesso ou com nossas vitórias e conquistas, canalizassem as energias para o próprio crescimento seriam pessoas muito melhores e se amariam mais e desenvolveriam seus talentos e dons. Forte abraço: André Massolini

Um comentário:

  1. Muito bom André

    Parabéns, você tem uma mente brilhante.
    Sigo seu canal diariamente, vejo todos os dias seus videos e quando é postado um novo vídeo sou um dos primeiros a visualizar.
    Tem me ajudado muito, principalmente em rever muitos dos meus conceitos. Como pessoa estou melhorando muito.

    Muito grato
    Um abraço de um grande fã

    ResponderExcluir