SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A importância do diálogo na superação de conflitos



Brigas, disputas e discórdias  sempre fizeram e sempre farão parte da humanidade, eis um fato indiscutível. E isso acontece graças à diversidade  peculiar a cada ser humano, o que nos torna únicos e diferentes.
O grande problema e o cerne das grandes discussões é justamente quando eu, tão diferente e único, quero que os outros (que por sua vez também são únicos e diferentes em sua individualidade) se adequem ao meu modo de ser e pensem conforme o meu pensamento.
A solução eficaz para todo tipo de discórdia é uma só: o diálogo. Ah, não existe um método tão eficiente quanto esse! E note-se que é um dos hábitos humanos mais primitivos, porque o primeiro impulso na evolução foi o da comunicação.

Seja através de símbolos, de uma música, de uma poesia, seja através de lágrimas ou sorrisos, a comunicação dissolve os maiores ódios, os piores desentendimentos e acalma o coração aflito.
Toda comunicação, porém, pode ser distorcida. Há um emissor (quem fala) e um receptor (quem ouve). Nem sempre o receptor irá decodificar corretamente a mensagem emitida pelo emissor, e aqui dá-se margem para outras discórdias. É por isso que o emissor deve sempre procurar dirigir sua mensagem ao próprio receptor e não enviá-la através de terceiros, pois a mensagem entregue ao receptor chegou filtrada por um outro receptor e, por isso mesmo, com a interpretação deste último.
EMISSOR => RECEPTOR (evita-se menos distorções, porque é a comunicação direta, sem interferências)
EMISSOR => RECEPTOR (mensageiro) => RECEPTOR FINAL (aqui podem acontecer as interferências trazidas pelo mensageiro).
Quando disse que o diálogo pode dissolver muita mágoa, referia-me à conversa entre as duas pessoas envolvidas no problema e mais ninguém. Porque outras pessoas, na maioria das vezes, só atrapalham, provocam as interferências na comunicação e, desta forma, podem causar ainda mais desentendimento.

Portanto, façamos que a comunicação aconteça e que dissipe os desentendimentos. Não deixemos para depois, pois quanto mais tempo passar, mais interferências poderão aparecer. Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário