SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quem não tem problemas?


Existem pessoas que estão sempre sorridentes, alegres e bem humoradas. Será que a vida delas é melhor que a nossa? Será que elas desconhecem o sofrimento? Será que nunca passaram por conflitos, situações desgastantes ou perdas?
Acredito que muita gente responderia as perguntas acima, argumentando mais ou menos assim: “Ah, mas eu queria ver se elas tivessem passado pela situação pela qual estou passando! Aí sim eu queria ver se são fortes”.
Veja bem, todos passaremos por problemas. E sabe por quê? Porque eles fazem parte da dinâmica da vida. Contudo, como dizia o filósofo Sartre, a diferença é como lidamos com eles. Muito cuidado, se você é esta pessoa que costuma acreditar que seus problemas são sempre os maiores e que, portanto, é por isso que vive uma vida infeliz e angustiada. Este tipo de pensamento pode estar fazendo a diferença entre você e aquelas que estão sorridentes, alegres e bem humoradas. Estas também têm problemas, mas não se curvaram diante deles. Podem, ainda, ter frustrações e traumas passados, mas não deixaram que eles determinassem o comportamento do presente.
Aliás, vamos falar de presente. O presente é o único tempo no qual podemos interferir. Porém, tenho notado o quanto as pessoas desperdiçam tal tempo e, assim, vivem num passado que não existe mais ou num futuro que ainda não aconteceu! Interferir no presente é olhar a realidade do HOJE. É perceber que o hoje é, sem dúvida, o desdobramento do ontem, mas não a estagnação e a eternização daquele ontem, entende? Pessoas amarguradas, rancorosas e inconformadas com a decepção sofrida são pessoas que transformam cada novo dia na reprodução daquele ontem no qual a decepção ocorreu! São como aparelhos de som programados para repetir a mesma faixa de uma música. O dia termina, o sol se põe, a lua aparece, a noite toma conta, o sol reaparece e a pessoa inicia o replay daquela situação passada e, assim, transforma o hoje numa eterna reprodução do passado. E é por isso que não transforma aquela situação, mas sim fica estagnada nela.

Está na hora de você transformar aquela situação! Está na hora de avançar as faixas que constituem a música de sua vida. Todos, absolutamente todos nós temos problemas. Pare de se transformar na grande vítima sofredora e na grande mártir das desilusões e decepções. Repito, o hoje é desdobramento do ontem sim, mas de um ontem que já foi. Portanto, é no hoje que temos a possibilidade de encarar a realidade de nossa vida e interferir para que mudanças aconteçam e, assim, edificarmos um amanhã melhor. Muitas são as pessoas que permitem que aquela situação passada interfira no seu presente. Ora, porque não eu interferir no meu presente ao invés de deixar que as frustrações passadas interfiram? É a minha vida, ora bolas! Precisamos fazer com que a música de nossa vida avance e toque, apesar de uma ou outra desafinação, a melhor canção! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário