SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 16 de março de 2015

E o coração sangra (continuação)


Você não consegue acreditar que está passando, novamente, por uma situação dessas? O que você fez para merecer passar por isso de novo? Por que as pessoas agem desta forma? Depois do final de semana maravilhoso que tiveram? Depois de você baixar os muros da defesa e mostrar seu sentimento?
A dor invade seu coração. Uma nuvem cobre o sol que até então brilhava. Você fica amargo. A dor emocional é tanta que, sim, você sente dor física! Seu peito dói! Quando você pensa na pessoa é como se uma lâmina subisse desde o estômago até ao esôfago. Sensações de quente e frio se alternam dentro de você. Chorar ou não? Vomitar ou não? Ter raiva ou não? Seus pensamentos estão a mil. Seu corpo parece sofrer o impacto de tantos pensamentos por segundo e você sente-se sufocado e, por vezes, esfrega uma mão na outra para conter a tremedeira.
Vocês se falam via celular e discutem. Seu sono demora a chegar e, quando chega, é um sono agitado. Você sonha com a pessoa; acorda muito tempo antes do relógio despertar. Mal abre os olhos e seus pensamentos já estão nela novamente e na situação. E o mal estar invade seu ser. Vai escovar os dentes e sente ânsia.
Veste a máscara social do “tudo bem” e vai trabalhar. O tempo não passa. O celular não toca. Mas, também, caso toque, qual postura tomar? Perdoar? Haverá confiança? Será que não fará de novo? Será que não é melhor sofrer agora do que mais para frente? As questões surgem aos montes... mas, infelizmente, as respostas não! Você não sabe o que pensar.

Veja bem, não existe resposta pronta e cada situação deve ser avaliada dentro de seu contexto e situação específica. Contudo, acredito que alguns princípios podem servir como norteadores. Vamos a eles então!
Se você é a pessoa que CAUSOU isso, ou seja, se você é a pessoa que mentiu, traiu, enganou, agiu com desconsideração etc, então acredito que, para você, o princípio é simples e se resume a uma palavra: humildade! Vale a pena lutar para ter a pessoa de volta? A pessoa tem características que você sempre buscou em alguém? Então lute! Derrube os muros do orgulho, pelo amor de Deus! Tenha humildade para reconhecer suas falhas, seus erros e as burradas cometidas. Peça uma segunda chance! Não adianta apenas assumir que errou. A pessoa sabe que você errou! Portanto, além de concordar e assumir que errou, dê o próximo passo, isto é, peça uma segunda chance (isso se você, de fato, tem propósito de mudança e acredita que vale a pena lutar pela pessoa). Não adianta mandar mensagens no whatsapp, querendo puxar assunto. O que, de fato precisa, é falar sobre O ASSUNTO, isto é, sobre seu erro! É falar sobre o que aconteceu. É expor os fatos, é dialogar e propor o recomeço. Não há como recomeçar sem resolver o que fez com que vocês ficassem mal. Não se pode fingir que aquilo não aconteceu, porque senão, depois, será pior.
Se você é a pessoa que SOFREU a desconsideração, mentira, enganação etc, saiba pesar os prós e contras. Avalie corretamente a situação. Ouça o que a outra pessoa tem a dizer. E se ela não vier atrás de você? E se ela não o procurar para conversar? Bom, então significa que ela não está disposta a recomeçar.
Não estou dizendo que ela não gosta de você! Talvez seja uma pessoa muito orgulhosa e, então, prefira ficar quieta no próprio canto a procurar você, assumir o erro, propor mudanças e o recomeço. Neste caso, então é melhor você seguir seu caminho mesmo. É fácil? A dificuldade será proporcional ao sentimento que você nutria por ela. Porém, dificuldade não significa impossibilidade.
Seu coração sangrou de novo? Está passando por isso novamente? Aquela sensação de fracasso e mal estar mais uma vez? Não se preocupe, isso apenas mostra que você está vivo! É gostoso passar por estas situações? Claro que não, afinal de contas não somos masoquistas emocionais! Mas, assim é a vida. E nós, seres humanos, temos uma capacidade de superação que máquina alguma terá. O recomeçar sempre nos aguarda. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini


2 comentários: