SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Não produza mais tristeza


Meus queridos, imaginemos a seguinte cena: você pega o guardanapo de tecido para enrolar no cabo de uma panela que está sobre uma das bocas do fogão. Uma das pontas encosta no fogo e o tecido começa a chamuscar. O que você faz?
Acredito que as respostas podem ser um tanto quanto diversas: bato ele sobre a pia para que apague; coloco-o debaixo da torneira; jogo-o no chão e piso em cima. Enfim, tanto faz o método usado para apagar. O que, de fato, importa é que você afastou-se do agente causador do fogo e, óbvio, de qualquer líquido inflamável. É uma questão lógica, não é mesmo?
Pois é... deveríamos usar esta lógica do dia a dia em questões sentimentais e emocionais, não é mesmo? O fogo do término chamuscou e queimou você, trazendo desconforto e uma sensação de dor. E o que você faz? Quer apagar o fogo com gasolina! Fica olhando as fotos, ouvindo as músicas que remetem à pessoa, lendo as mensagens, os presentes e, claro, fica grudado nas redes sociais a fim de acompanhar cada passo!
Já imaginou se os bombeiros, diante de um incêndio, ficassem de costas para ele? Eles só conseguirão controlar os efeitos de tal situação se olharem o fogo de frente. Precisam encarar e, mesmo sendo assustador, assumem uma postura firme, a fim de direcionar o jato d´água na direção certa e, assim, controlar aquela situação espantosa.

Precisamos ser os bombeiros de nossos incêndios emocionais! Não tenha medo de encarar a situação de frente. Não fuja; não crie subterfúgios e mecanismos de defesa a fim de não enfrentar a realidade tal qual ela é. Pense em cada palavra que lhe foi dita, em cada atitude que foi praticada e encare de frente. Se não encarar, ficará impossível direcionar os jatos d´água, isto é, fazer o que tem que ser feito.
Muitas são as pessoas que sabem o que tem que ser feito. Contudo, olham para o fogaréu e não têm coragem de acionar o jato d´água. É como se tivessem medo de tomar esta atitude pois, ao toma-la, é como se espantassem o fogo que antes as esquentava do frio. Só que, na verdade, não percebem que aquele fogo não existe mais. Agora é uma situação que machuca, que queima e destrói. É por isso que precisa ser encarada de frente e a atitude precisa ser tomada.
Colocar fim em algo que não nos faz bem não é tão simples, pois, apesar de não estar fazendo bem, tendemos a acreditar que será difícil encontrarmos uma fogueira semelhante e o medo de passar frio nos atormenta. Porém, antes o frio do recomeço do que o fogo da desconsideração. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário