SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Ser solteiro é uma vergonha?


Meus queridos, parece que a solteirice está sendo enxergada como uma doença contagiosa, da qual se deve envergonhar-se e buscar uma cura o quanto antes, a fim de ser aceito na sociedade.
Acredito que, se não houver o senso crítico diante das muitas imposições sociais, tendemos a nos desvalorizarmos absurdamente, pois consideraremos que temos algum “problema”. Vivemos numa sociedade em que uma das imposições é justamente quanto à solteirice, ou seja, é pregado que o verdadeiro valor é estar, em termos facebookianos, em um relacionamento sério, mesmo que a pessoa correspondente a este status seja trocada a cada semana! O que vale é manter o status, independente de quem seja a pessoa! Credo...
Precisamos analisar criteriosamente as situações e percebermos o que se esconde por detrás de muita coisa. Há pessoas que sentem-se tristes, vazias, deprimidas etc, e quando você começa a conversar com ela e fazer algumas perguntas, acaba descobrindo que a tristeza, o vazio e a depressão tem como causa o fato de estarem sozinhas, isto é, estarem solteiras! Por que estar solteiro está virando sinônimo de estar triste, deprimido ou frustrado?
Meu Deus do céu, onde está o amor próprio? Por que estar “em um relacionamento sério” consigo mesmo está se tornando algo ultrajante? Crescemos envolvidos em filmes de príncipes e princesas, de amores impossíveis, de olhares que se cruzam e, instantaneamente, paixões são despertadas e corridas aos aeroportos a fim de impedir o embargue da pessoa amada são sempre celebradas! E no mundo real, por sua vez, as tentativas de reproduzir o mundo cinematográfico se multiplicam: basta uma breve olhada no Youtube para encontrar os pedidos de casamento feitos de diversas formas, produzidos com filmagens e findados com a cena clássica de Hollywood, isto é, o mocinho apaixonado ajoelhando-se diante de sua amada, estendendo a aliança e fazendo o pedido do “quer se casar comigo”?

Veja bem, pelo amor de Deus, não sou contra atitudes de romantismo! Eu, na verdade, considero-me extremamente romântico. Apenas estou levantando uma questão que considero de extrema importância: estar com alguém é uma opção ou uma necessidade? Se não tivermos senso crítico diante desta imposição invisível, diante destas cobranças sobre estar com alguém, então entraremos na paranoia de querer alguém a qualquer custo, ou seja, encontrar uma pessoa torna-se uma necessidade. E é aí que mora o grande perigo! Quando se torna uma necessidade, então pouco importa a pessoa, tendo em vista que o que está valendo é que ela sacie esta necessidade. É aí que entram situações de extrema anulação. Em primeiro lugar, anulação de si mesmo diante de uma imposição social para estar com alguém; em segundo lugar, anulação diante das atitudes cometidas pela pessoa, pois então é preferível engolir sapos e aceitar situações absurdas a fim de manter a pessoa ao meu lado (e manter a necessidade satisfeita). E quando o EU se anula, ficando soterrado debaixo de tudo isso, então sufoca a possibilidade da felicidade respirar, crescer e produzir!
É por isso que, a meu ver, estar com alguém deve ser uma OPÇÃO! Em primeiro lugar estou bem comigo mesmo, estou feliz e tranquilo com minha solteirice sem, contudo, estar fechado a relacionamento! As cobranças e imposições sociais para estar com alguém são tantas que, numa conversa de amigas, ao falarem da vida alheia de alguém, o diálogo é mais ou menos assim:
_ Maria, hoje eu vi o José. Estranhei porque ele estava sozinho. Ele está solteiro?
_ Nossa, Cassandra, você não sabia?! Babadooooo!!!! Ele terminou com a Odete. Descobriu que ela mentia para ele.
_ Ah tá, coitadoooo.... então é por isso que tá solteiro ainda. Deve estar frustrado. Vai ver que tá sofrendo ainda!
Estar solteiro nunca é entendido como uma possibilidade de estar bem consigo mesmo! Se a pessoa está solteira é porque ela está passando por alguma frustração ou, ainda, porque está deprimida, entre tantas outras desculpas que as pessoas criam a fim de compreender este estágio considerado incompreensível por aqueles que se deixam levar pela regra social imposta.
Quando você está solteiro simplesmente porque está bem com você mesmo sem, no entanto, estar preso a mágoas passadas ou fechado a um relacionamento amoroso, então significa que você está VERDADEIRAMENTE preparado para uma relação amorosa! Quando você iniciar um relacionamento com alguém será porque esta pessoa tem, com certeza, muita coisa com as quais você se identifica e, justamente por isso, tal pessoa será sua OPÇÃO e não mero preenchimento de uma necessidade. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini


4 comentários:

  1. Amo seus textos, gostaria de ter você na cabeceira da minha cama!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaah.... ano que vem seu pedido será realizado, através da publicação de meu livro!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir