SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Amadurecido ou endurecido?


Hey, isso, você mesmo... você passou por alguma desilusão amorosa? Decepção sentimental? Ficou frustrado por confiar demais numa amizade e foi apunhalado?
Meus queridos, a introdução parece aquelas propagandas para as tais igrejas que vendem bênçãos, não é mesmo? Enfim, deixando as “casas da moeda divina” de lado, quem de nós nunca passou por alguma situação assim? Esses dias, li uma frase que dizia o seguinte: “Confiar completamente em uma pessoa pode gerar um dos dois resultados: um amigo para sempre ou uma lição para a vida”.
Esta frase leva à reflexão que sempre faço, que é a questão de tirarmos lição dos tropeços ao longo do caminhar. Porém, agora, aprofundo-me um pouco mais, tendo em vista que há pessoas que tiram lições dos tropeços mas, a partir deles, tornam-se pessoas endurecidas e, portanto, descrentes de tudo e todos!

Ora, isso me faz pensar se, de fato, então, a pessoa tirou uma lição daquela situação. Ou se simplesmente ficou frustrada, chateada, com raiva e triste (o que é natural) mas não deu um passo adiante. A fim de não sentir estes sentimentos novamente, fechou-se, num mecanismo de defesa, a qualquer relação que se assemelhe à anterior e, portanto, julgando todos a partir de um. Qual foi, então, a lição tirada pela pessoa daquele fato ruim? Nenhuma! Apenas formulou um pensamento não reflexivo e que atinge a todos de forma generalizada: não se deve confiar em ninguém! Isto nada mais é do que estar endurecido.
Bem diferente, porém, é quando realmente tiramos lição do fato ocorrido. Conseguimos olhar com senso crítico; conseguimos analisar até mesmo nossas próprias atitudes e não apenas de quem nos fez mal; conseguimos fazer reajustes em nossa forma de se portar e de se comportar sem, contudo, desacreditar que amizades ou relacionamentos amorosos podem ser profundos, verdadeiros e honestos! Aí pode-se dizer que ocorreu o amadurecimento.
Estar amadurecido não significa que você precisa ter um relacionamento amoroso, por exemplo, na semana seguinte. Claro que não! Aprendeu com aquela situação (que trouxe mal estar sim), mas está em processo de, isto é, ainda está organizando as coisas, encerrando ciclos para, em primeiro lugar, estar bem consigo mesmo.
Num primeiro momento, acredito que certa descrença nas relações (sejam de amizade, amorosas ou profissionais) é até natural. Não considero que seja saudável  esta descrença inicial se perdurar e transformar-se num endurecimento e consequente fechamento a qualquer relação de amizade, amorosa ou profissional. Questione-se se saiu amadurecido ou endurecido. Se for endurecido, pergunte-se se não está julgando o todo pela parte. Pessoas endurecidas tendem a deixar passar gente muito boa, justamente por classificar e rotular a partir daquilo que causou o endurecimento. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini



Um comentário: