SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Sorriso na rede social e lágrima no travesseiro...


Meus queridos, neste exato instante terminei a gravação de um vídeo em resposta a um internauta e ele finalizou o e-mail exatamente assim: “em lágrimas”.
Vivemos na era das redes sociais e da tecnologia que nos conecta em instantes! Contudo, acredito que as pessoas nunca se sentiram tão solitárias quanto agora. É o mundo mascarado por emoticons, por “kkkkkkkkk” ou “rs...rs..rs..rs..” ou “sahauhsuahsuahuahsuahsa”, por fotos em photoshop, por frases prontas copiadas de outros perfis ou de sites especializados em disponibilizar “frases para Facebook”, frases de alegria, frases de sabedoria, frases de indiretas, frases de ciúmes etc, etc, etc...
Em meio a tudo isso, onde está você? O que, de fato, está se passando dentro de você? Por que você não consegue expressar seu próprio sentimento? Você, quando chora, tem alguém para lhe oferecer o ombro? Você, quando está triste, tem alguém para partilhar sua tristeza? Não?? Ora, e o que significa este monte de “amigos” em sua rede social? São apenas números, assim como os emoticons, as frases, e os “kkkkk” que maquiam as lágrimas?

As redes sociais são ótimas, assim como a tecnologia que nos possibilita a conectividade instantânea. Contudo, não podemos nos distanciar de alguns valores fundamentais. O conhecimento de si mesmo é primordial em nossa vida. Somente quando nos conhecemos, verdadeiramente, é que podemos reconhecer nossas falhas, encará-las de frente e, assim, tomar um posicionamento, ter estratégias para exterminá-las e, consequentemente, tornarmo-nos uma pessoa melhor.
Se não tomarmos cuidado poderemos ficar extremamente superficiais e vazios. Não estou dizendo que você tem que expor sua vida na rede social. Ao contrário, considero algumas postagens extremamente ridículas e sem senso algum do ridículo. Tem gente que posta: “Estou depressivo, não vejo mais sentido em nada” e, por incrível que pareça, os “amigos” curtem tal postagem! Caramba, estão curtindo a depressão do outro! Alguns aspectos de nossa vida devem ser partilhados apenas com aquelas pessoas que sabemos que são nossos ombros amigos de verdade, que são nosso amparo e sustento nos momentos difíceis.
Rede social, repito, é algo bom. Mas tem gente dando um valor que ela não possui! Tem gente que se considera importante apenas pelo número de “curtidas” que recebe. Parece-me que o consumismo exacerbado, no qual o EU torna-se EU na medida em que se associa a uma etiqueta, está ganhando uma nova sócia neste processo: as redes sociais! Algumas pessoas estão se considerando queridas ou apoiando sua autoestima no quanto tem de “amigos”, seguidores e no quanto suas fotos são curtidas. Quando isso acontece, transfiro meu valor pessoal e intransferível aos outros e no como eles me veem. Consequentemente, só gostarei de mim à medida que gostarem de mim, me adicionarem, me seguirem e me curtirem!

É justamente por isso que veremos sorrisos nas redes sociais e lágrimas nos travesseiros. Só que o travesseiro não aconselha, não abraça, não conforta, não ouve. Não estou dizendo, repito, que você deva colocar uma foto chorando! Estou usando esta linguagem metafórica para querer expressar meu pensamento, ou seja, você é um ser humano com sentimentos! E, portanto, precisa conviver de forma real com outros seres humanos a quem você possa, com verdade e transparência, mostrar-se como você de fato é. As lágrimas podem sim cair no travesseiro... mas elas serão mais leves se antes foram contempladas e enxugadas por alguém que nos ame e se importe verdadeiramente com nosso bem-estar. O mundo virtual jamais substituirá o abraço carregado de calor humano, o olho no olho e o carinho emanado por tal olhar. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

3 comentários:

  1. Liiiiiiiindo, verdadeiro e mto inteligente o texto escrito por vc, André! Vc me inspira a tornar-me uma pessoa melhor, suas sábias palavras me estimulam a MUDAR! Obrigada por tudo!!!

    ResponderExcluir