SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Buscar a realização profissional


Meus queridos, tem um ditado que diz assim: se você não quiser mais trabalhar, faça o que gosta!
Lembro-me que li essa máxima há um bom tempo atrás e, confesso, fez com que eu refletisse muito. Quantas são as pessoas que, no domingo à noite, começam a ficar deprimidas porque já sabem que a segunda-feira (e o que ela representa: o trabalho) se aproxima.
Veja bem, mesmo quando fazemos um trabalho que nos realiza e com o qual nos identificamos, ainda assim haverá os dissabores, o cansaço e a vontade de “chutar tudo para o alto”. Contudo, estas situações serão extremamente passageiras e, no minuto, hora ou dia seguinte, já estaremos renovados e com vontade de realizarmos a atividade novamente!
É muito importante que busquemos uma atividade com a qual nos identificamos e nos realizamos, pois o estresse acontecerá em todas as atividades. Ora, se não gostamos do que fazemos, o estresse se tornará um peso muito maior! Quando não gostamos do que fazemos, a sensação de prisão, de obrigação e de estarmos arrastando correntes se fará presente. Ao contrário, quando nos realizamos naquilo que fazemos, apesar dos conflitos e estresses, enxergaremos outros pontos e focaremos outros aspectos.
Quando nos realizamos naquilo que fazemos, por vezes, por mais que trabalhamos, não sentimos que estamos trabalhando! É como se estivéssemos praticando um hobbie, porque aquela atividade, por mais profissional que seja, agrada-nos imensamente!

É como se estivéssemos praticando um hobbie e, além de tudo, ao fim do mês, recebêssemos por aquilo! Não é fantástico isso? Pois bem, meus queridos, saibam que isto é possível! Basta apostarmos em nossas habilidades, potencialidades e não desistirmos diante do primeiro ou primeiros “nãos”.
Jamais estou dizendo que, imprudentemente, você deve dar um chute e jogar para o alto a atividade que você realiza neste momento e com a qual você não se identifica! Claro que não! Ao contrário, dê o seu melhor, ainda que você não goste do que faz! Por menos que você goste de tal atividade, ela estará contribuindo para seu crescimento profissional e está dando referenciais para quando você começar a trabalhar com o que, de fato, gosta e se identifica.
Às vezes, teremos que nos desdobrarmos para fazer uma faculdade, um curso, uma pós graduação, um mestrado, um doutorado, um MBA  etc, em paralelo com a atividade com a qual não nos identificamos. Isso, meus queridos, chama-se prudência! Você está trabalhando com algo com o qual não se identifica e, mesmo assim está dando seu melhor, e também está se virando nos trinta e fazendo, em paralelo, um curso ou desenvolvendo alguma atividade (que ainda não lhe dá a remuneração suficiente ou nenhuma) com a qual se realiza e quer passar o resto de sua vida desenvolvendo. A tudo isso, chamo de: luta, perseverança, prudência e sensatez e que, em noventa por cento dos casos, desemboca em: sucesso, realização, satisfação profissional e orgulho da própria história!

O mercado profissional no qual vivemos é, sem dúvida, estressante e extremamente competitivo. É por isso que devemos buscar algo que nos realiza e com o qual nos identificamos, pois, assim, conseguimos, em meio a tanto estresse e competição, colocar qualidade de vida! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário