SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pessimista ou realista?


Meus queridos, imaginemos que a pessoa está falando de todos os aspectos negativos em se abrir o próprio negócio nos dias de hoje e, aí, a outra diz: “mas você é muito pessimista, tem que olhar sempre o lado positivo”. E a outra diz: “Não sou pessimista, sou realista!”.
Há muita gente que tem aversão de palestrantes de autoajuda, pois acreditam que eles querem pintar a vida como se fosse um mar de rosas e que a positividade é a grande responsável por todas as coisas boas e que, portanto, se algo ruim está acontecendo comigo é porque estou sendo negativo demais.
Veja bem, até acredito que haja autores ou palestrantes de autoajuda que assim pensam e até se comportam. Contudo, sou defensor do equilíbrio em todas as situações, inclusive nessa! Não sou um filósofo de autoajuda que nega a realidade, muito ao contrário, acredito que quanto mais nos firmarmos nela e encararmos as situações, de fato, como elas são, mais possibilidade de sucesso teremos.
Sucesso, por sua vez, não significa ausência de sofrimento! Ora, o sofrimento é condição inerente ao ser humano. O grande problema, a meu ver, é quando não sabemos lidar com ele e acreditamos que ele tomou conta de toda nossa vida e de todo nosso ser, como se fosse durar eternamente. Aí sim o pensamento negativo atrapalha.
Há pensamentos negativos que, na verdade, são necessários para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada. Por exemplo: todos sabemos da importância do uso de preservativos para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e também de uma gravidez não planejada. Ora, se a pessoa é do tipo “positiva sem senso crítico” (e, sendo assim, considera que não devemos ter pensamentos negativos) irá dizer: “credo, não pode pensar no pior, tem que acreditar que essas coisas não vão acontecer”. E, aí, transa sem camisinha e acaba contraindo uma doença.
É evidente que devemos ter o pensamento positivo, que devemos ter positividade e querer emitir energia positiva e boas vibrações em nossa vida! Contudo, isso não nos isenta da responsabilidade por nosso viver! Ter o pensamento positivo não é sair da realidade, mas, ao contrário, encará-la e perceber o que, de concreto, precisa ser feito e qual atitude deve ser tomada. Muitos, porém, dirão que estaremos sendo pessimistas. Não, apenas estamos olhando a realidade existente e tendo consciência que a realidade se constrói com ações reais e não com meros pensamentos positivos! O pensamento positivo deve ser um combustível, sem dúvida! Mas, é necessário AÇÕES, comprometimento, atitudes para que ele se torne realidade. E, para que isto ocorra, é necessário olhar a realidade tal qual ela se apresenta.


Devemos saber distinguir pessimista de realista! O realista é aquele que tem pensamento positivo sim, mas também olha os fatores negativos que envolvem alguma situação. E, a partir dos fatores negativos analisados, tem ações concretas para que, de fato, sua vida caminhe por algo que lhe fará bem, ou seja, agiu de forma concreta para que a positividade acontecesse! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini  

Nenhum comentário:

Postar um comentário