SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A arte da compreensão


Compreender é difícil. Depois que se compreende, agir é fácil (Sun Yat-Sen)

Meus queridos, muitas são as vezes em que não temos uma MUDANÇA DE ATITUDE simplesmente porque não nos esforçamos para compreender o que, de fato, está acontecendo!
Compreender é um verbo muito fácil de ser conjugado, porém muito difícil de ser vivenciado. Compreender é uma arte, pois exige que tenhamos a capacidade de despojamento.
É necessário sair de si mesmo para compreender o outro! É necessário despojar-se de concepções, costumes e supostas certezas tão arraigadas e enraizadas dentro de nós! E deixar as próprias razões a fim de entender as razões alheias tem sido cada vez mais difícil! Vivemos num mundo em que a vontade individual fala cada vez mais alto sobre a vontade coletiva. Tendemos sempre em perguntarmo-nos o que GANHAREMOS com aquilo! E  a arte de compreender a outra pessoa, muitas vezes, não nos trará nenhum ganho, mas sim representará uma “perda” (das próprias convicções) e, por isso mesmo, torna-se tão difícil.
Porém, a verdade é que quando compreendemos a outra pessoa  sempre acabamos ganhando sim! Porque crescemos, porque deixamos a soberba e a arrogância de lado e olhamos a situação a partir de uma outra vertente que não apenas a nossa. E aí, o agir se torna mais fácil!
Agir, sem antes ter compreendido, é como o aluno que apenas marca a resposta da prova por ter decorado. Passados alguns dias, aquilo que foi decorado não terá mais importância alguma e nem será mais lembrado. Assim também são com as atitudes que foram feitas sem compreensão, apenas por conveniências ou qualquer outra situação prática. É o famoso: “tá bom, pode deixar, eu vou mudar”. Foi algo dito sem ter compreendido o que, de fato, precisa ser mudado! É por isso que, depois de dias, semanas ou meses, o comportamento volta a ser como antes.
Aqui, entramos numa outra faceta da arte da compreensão: o compreender a si mesmo! Precisamos nos compreender e nos perguntarmos sobre nossos comportamentos e sobre nossas próprias atitudes! Se assim fizermos, então conseguiremos refletir melhor sobre como devemos agir e, consequentemente, o agir será mais fácil.
E nunca se esqueça: como toda arte, a compreensão deve ser aprimorada, sempre! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário