SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Se você espera certeza para fazer as coisas, provavelmente não fará grande coisa. (Win Borden)


Acredito que as grandes conquistas na história da humanidade jamais teriam acontecido se as pessoas tivessem “certeza” de que tudo sairia cem por cento!
Meus queridos, uma coisa é sermos otimistas e começarmos algo já acreditando que deu certo. Sim, devemos ser assim! Contudo, nem o mais otimista dos otimistas conseguiu ter certeza de tudo ou absolutamente antever como tudo aconteceria. Quantas vezes, fazemos planos e eles saem totalmente o oposto do que havíamos planejado?
Houve vezes em que gravei vídeos em resposta a internautas e jurava que tal vídeo tinha ficado ótimo e que iria render muitos comentários e tal. Contudo, o efeito era o inverso! Assim como, outras tantas vezes, gravava determinada resposta e achava que tinha sido péssima, que estava horrível e que sofreria inúmeras críticas. Mas, para minha surpresa, pessoas diziam que até tinham se emocionado com tal vídeo, ao passo que outros, ainda, escreviam: “melhor vídeo seu que vi até agora”. O que me fazia pensar: “se este é o melhor (e eu considerei horrível), os outros devem estar uma merda” (risos, muitos risos). Mas isto acontece justamente pelo fato que, apesar de sermos otimistas, não conseguimos prever tudo!
É por isso que concordo com esta frase de Win Borden. Se formos esperar cem por cento de certeza para fazermos as coisas, simplesmente não faremos grandes coisas ou nada! Já vi pessoas extremamente bonitas numa balada, por exemplo, mas que não conseguiam chegar em ninguém. E sabe por quê? Porque queriam ter “certeza” de que não tomariam um fora! Porém, outra pessoa, esteticamente bem menos favorecida (risos), chegava, conversava e acabava ficando!

Óbvio que devemos usar nossa razão para nos amparar nas coisas que faremos, afinal de contas somos racionais e não animais que agem pelo instinto! Este post jamais está menosprezando a razão e muito menos incitando as pessoas a agirem pelo impulso, de forma alguma! Apenas é um ponto de vista que procura equilibrar as coisas. Significa que, muitas vezes, teremos que remar contra todas as certezas, ou seja, nadar contra a correnteza!
Assim foi com Galileu Galilei e tantos outros pensadores que tiveram que ir contra todas as “certezas” existentes, ainda que não tivessem tanta certeza do que falavam. Os navegadores portugueses também não tinham certeza do que encontrariam mar afora. Nada mais é que um misto, um equilíbrio da razão e do que nosso “coração” ou intuição nos diz. Saber dosar estes elementos poderá nos trazer muitas recompensas! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário