SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros. (Carl Yastrzemski)


Meus queridos, se não tomarmos cuidado, tendemos a desenvolver a infeliz mania de fugir dos erros. É sempre mais fácil responsabilizar os outros ou, ainda, querer justificar nossas atitudes (que foram erradas sim) como se fossem apenas consequência do que os outros nos fizeram.

Quando assim agimos, infelizmente, tornamo-nos pessoas inflexíveis, movidas pelo orgulho e relutamos em aceitar que, de fato, erramos! Ora, agindo assim, fica difícil a mudança acontecer! Como progredir, crescer e evoluir quando não se reconhece o próprio erro? Só podemos crescer quando, diante do erro, despirmo-nos do orgulho e tivermos disposição para os consertos necessários.

Tudo isso, escrevendo, é muito fácil! Porém, sei, claro, que, na prática, não é nada fácil. Reconhecer os próprios erros requer despojamento, humildade e consciência de que somos falhos e limitados. Contudo, vivemos num mundo que despreza a limitação e supervaloriza o supostamente perfeito! Vemos pais que simplesmente não dizem qualquer tipo de NÃO aos filhos e não percebem o quão educativo é o “não”.
O “não” impõe limites, ou seja, faz com que a criança comece, desde cedo, a perceber que ela não é ilimitada e não crie a falsa ideia de que “tudo pode”. Implícito ao “não” está um ensinamento muito sábio: eu até tudo posso, desde que esteja consciente das responsabilidades e consequências de minhas atitudes.


Meus amores, todos nós, sem dúvida, queremos os acertos! É como a felicidade. Quem, em sã consciência, acorda e diz: “Ai, ai, estou louco para ser infeliz hoje!” (risos). Todos buscamos a felicidade, e é justamente assim que deve ser. Assim como, claro, todos queremos os acertos. Todavia, devemos estar preparados para os erros! Estar preparado, a meu ver, significa ASSUMI-LOS! Por que se perder em tantas justificativas? Só para não ter que assumir que errou e que, consequentemente, falhou? Por que errar, que é algo totalmente humano e natural, assusta e amedronta tanto?
Só quando estivermos preparados para assumir nossos erros é que estaremos prontos para corrigi-los, ou seja, para tomarmos uma nova atitude. E tomar uma nova atitude a partir de um erro cometido significa, sem dúvida, crescimento e amadurecimento, portanto, significa superação e melhorias! Ora, não é isso que queremos? Amadurecimento e melhorias desembocam, com certeza, numa vida feliz! Não é a felicidade que objetivamos? Meus amores, uma coisa vai puxando a outra...

Que eu, André, que você, meu querido e minha querida, não tenhamos medo de nossos erros! É através deles que chegaremos aos acertos tão almejados e desejados... Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário