SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Você não acredita em lobisomem?

No decorrer da História muitos foram os mitos, lendas e fábulas que povoaram a imaginação dos homens e mulheres de todos os tempos.
Os mitos serviam para explicar fenômenos da natureza como o nascer do sol, por exemplo, que se acreditava ser trazido por Apolo; serviam ainda para explicar o comportamento humano, como a audácia de Prometeu que desafia Zeus, roubando-lhe o fogo divino em favor dos homens.
Enfim, os mitos eram a tentativa de dar razão e sentido à vida cotidiana.
Mitos e lendas não são algo negativo e jamais deixam uma era com descrédito em relação a uma outra posterior, ao contrário, traduzem e exprimem a imaginação, a inteligência e a cultura de um povo. O grande problema é quando as superstições envolvem os mitos e lendas, pois as superstições são as oferendas que nos obrigam a oferecer em favor dos mitos ou lendas a fim de não atrairmos sua fúria.
Apesar de estarmos no século XXI, cercados de todas as descobertas científicas e avanços tecnológicos, as superstições continuam tomando conta de muita gente diplomada! Aliás, nenhum diploma confere estabilidade emocional, porque curvar-se diante de superstições é indicativo de falta de confiança interior.
Não consigo entender como uma pessoa em sã consciência, recebe uma carta anônima em sua caixa de correio e ainda fica apavorada com aquilo! Geralmente são cartas com relatos de pessoas que não escreveram as tais das 20, 30 ou 40 cópias e aí quebraram a “corrente” e tiveram grandes tragédias em suas vidas, perdendo a família em acidente, falindo nos negócios e adoecendo gravemente. E hoje, na linguagem mundial criada pela Internet, as superstições são espalhadas virtualmente, por e-mail, redes sociais, blogs, flogs etc. E o pior é que os internautas, pessoas que se dizem tão “antenadas” com o mundo, acreditam!
É justamente por isso que o título deste artigo é uma pergunta irônica: “você não acredita em lobisomem?”. Qualquer internauta responderia de imediato: “claro que não, isso é estória da vovozinha”. Porém, talvez ele tenha acabado de enviar um e-mail para toda a lista de contatos dele, porque ficou com medo de “quebrar a corrente”... só mudam os personagens, mas os medos são os mesmos!
Responda-me uma coisa: o que um e-mail ou uma carta copiada 20, 30, 40 vezes vai influenciar em sua vida? Você tem tanta falta de confiança em si mesmo assim? É igual acreditar que tem que fazer não sei quantos milheiros de santinhos de Santo Expedito porque senão os negócios não irão prosperar! Será que você ainda não percebeu que quem está querendo prosperar com esses milheiros de santinhos é a gráfica? Você nunca reparou que logo abaixo do faça um milheiro e distribua está justamente o telefone da gráfica? 
Acredito que grande parcela de culpa de um povo supersticioso é devido aos líderes religiosos de TODAS as denominações e não de uma ou outra em específico. Existem Igrejas vendendo até pedaço do céu, terra de Israel, folhas de oliveira do Monte das Oliveiras, sabonete consagrado para tomar o banho do descarrego etc. 
Se perguntarmos a algum líder religioso se ele acredita em superstição, a resposta, sem sombra de dúvida, será negativa. Porém, alguns líderes espirituais entopem de superstições os fiéis que lhe são confiados! É por culpa destes mesmos líderes que muitos se enveredam por caminhos místicos, condenados pelas Igrejas. Eles mesmos favorecem a abertura de um mundo místico, repleto de magia e amuletos.
Portanto, fica aqui a pergunta inicial: “você não acredita em lobisomem?”. Pense bem em tudo o que você faz antes de responder! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário