SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

“Um homem valente não é um homem sem medo; é aquele que não se deixa paralisar por sua insegurança, e segue em frente”. (Paulo Coelho)



São muitas as situações em que consideramos valentia como sinônimo de “ausência de medo”. O medo, quando em equilíbrio, faz-nos muito bem! Se não tivéssemos medo, arriscaríamos nossa vida a todo instante. O medo é que faz com que coloquemos a pitada de cautela, sensatez e prudência em muitas situações.
Ora, ser valente não é, como diz Paulo Coelho, não ter medo, mas sim não deixar que o medo nos paralise! O medo de fracassar não pode nos acorrentar a uma posição cômoda, pois isto é reduzir nossa capacidade e nosso potencial de lutar pelo que queremos!
Você é uma pessoa que sofreu com relacionamentos amorosos? Sofreu com a traição? Sofreu com promessas que não se cumpriram? Sofreu com o término? Pois bem, se a resposta a uma destas questões foi um estrondoso SIM, o que, na verdade importa não é tanto o que aconteceu, mas sim COMO você tem reagido e agido diante do acontecido!
Não tenha medo de seguir em frente! Não julgue toda a vida que você tem pela frente a partir de UMA situação ocorrida, por mais dolorosa que ela tenha sido. E não tenha medo de ser feliz! Não tenha medo de lutar por sua felicidade! Sim, é natural sentirmos medo. Muitas são as situações em que, quando começamos a conhecer alguém, o medo toma conta de nosso coração e dúvidas e angústias povoam nossa mente: “Será que vai dar certo?”; “E se eu começar a gostar e não for correspondido?”; “E se eu passar por aquela situação novamente?” etc...
Estas questões surgem em nós primeiramente porque, talvez, nosso passado tenha deixado marcas de dor e, também, porque gostamos de ter o controle de tudo. Todavia, relacionar-se com uma outra pessoa é justamente isso: é relacionar-se com alguém que tem características próprias e sentimentos próprios e, portanto, não há como “mandar” ou definir como a outra pessoa deve sentir e o que deve sentir por nós! Relacionar-se com uma outra pessoa é, na verdade, ter a consciência que devemos controlar o sentimento que está em nós... e não nos paralisarmos pelo medo!
Esta sensação de não conseguir controlar o sentimento que está na outra pessoa gera, por sua vez, uma certa insegurança em nós. E, mais uma vez, a chave de interpretação, então, somos nós! Se a insegurança está em nós, então é certo que nós é que devemos trabalhar isso e não exigir que a outra pessoa aja de acordo com nossos critérios e siga nossa cartilha. Porque quando assim agimos, é justamente quando nos tornamos possessivos!
Por fim, finalizo dizendo: o medo é natural, mas ele jamais pode nos paralisar. O verdadeiro valente é aquele que encara a vida e percebe que o modo como nos posicionamos diante dela é que nos fará vitoriosos! O verdadeiro valente tem medo, pois não se considera soberano, mas sim tem consciência dos limites e que a vida é constituída de alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, amores e desamores... e é aqui que reside o mistério e a beleza de se viver! Vivamos! Forte abraço: André Massolini



Um comentário: