SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Telefone sem fio e fofoca



Certa ocasião, escrevi um artigo, no jornal semanal aqui de Dois Córregos, que tratava sobre o suicídio e como entendê-lo. O jornal foi entregue logo na sexta-feira de manhã e, à tarde, para minha total surpresa, começaram alguns “transtornos”.

Meu Facebook começou a pipocar de gente perguntando se estava tudo bem, assim como meu celular tocou várias vezes com amigos preocupados. Não sei quem, como e nem onde, lançou uma conversa de que eu havia morrido, ou melhor, havia me enforcado!

Ainda bem que vivemos na era das redes sociais e, imediatamente, postei um esclarecimento de que não havia morrido e muito menos me enforcado, mas apenas havia escrito sobre o suicídio. Fiquei impressionado com isso! Um policial disse que muita gente ligou no batalhão e na Santa Casa para perguntar se era verdade. Ou as pessoas estavam preocupadas ou muito ansiosas para que, de fato, fosse verdade...risos!

Deixando o lado cômico do fato de lado, refleti sobre como boatos correm feito pólvora e como podem se tornar destrutivos na vida das pessoas. Ora, este boato falso em nada me afetou ou me prejudicou, tendo em vista que a averiguação de que estou vivo é um fato inegável! Porém, já imaginaram se fosse um boato sobre o qual é sua palavra contra a mentira produzida? Como provar o contrário?

É por isso que devemos ficar muito espertos com as informações que nos passam, pois muitas vezes são imprecisas, incoerentes e totalmente distorcidas do fato original e verdadeiro.

A brincadeira do telefone sem fio é uma ótima didática para entendermos o quanto as notícias e informações são distorcidas ao longo do caminho. Fiquemos espertos e atentos para que não sejamos os divulgadores de notícias fantasiosas ou até mesmo difamatórias sobre outras pessoas.


A palavra constrói e edifica, mas também, quando mal usada, destrói e leva intrigas, intolerâncias e preconceitos por onde é espalhada. Beijo no coração... Assinado: aquele que está vivo e feliz...risos. Forte abraço: André Massolini



Nenhum comentário:

Postar um comentário