SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Relacionamento de migalhas


Tenho acompanhado muitas histórias amorosas e, apesar de sermos indivíduos únicos, a problemática é sempre muito parecida e os conflitos se assemelham  muito.
Leonardo Boff é autor de uma metáfora da águia e da galinha. Resumidamente, uma águia foi criada num galinheiro e acreditava ser galinha. Até que um naturalista levou-a ao cume de uma montanha. Ela ficou com muito medo, mas acabou libertando-se e voando.

Muitas vezes, somos águia mas agimos como galinha! Fomos criados para as alturas, para os grandes voos e, no entanto, muitos são os casos em que contentamo-nos com o chão e com as migalhas.
Assim são as pessoas que, em relacionamento, contentam-se com as migalhas. Recebem alguns grãos de milho e, contudo, ficam ansiosas “achando” que uma hora virá a espiga inteira! Falemos o português claro: recebem o mínimo de carinho e, contudo, ficam ansiosas achando que “um dia” a pessoa que tanto amam dará todo o carinho esperado; recebem o mínimo de atenção, de amor, de afeto, de respeito e, porém, ficam aguardando a “espiga”, isto é, ficam aguardando a atenção, o afeto e o respeito que, de fato, merecem.
Desculpe-me, mas preciso ser muito direto: a espiga não virá! Deixe de contentar-se com o pouco! Pare de mendigar afeto, amor, carinho e atenção! Somos águias! Não nascemos para ficar ciscando o chão! Nascemos para voar, para abraçar a amplitude da vida!
O mundo está de saco cheio de seres humanos pela metade. Estudantes pela metade, pais pela metade, profissionais pela metade, maridos pela metade, esposas pela metade, namorados pela metade, namoradas pela metade. Chega! Precisamos ser inteiros no que fazemos! É hora de ser profissional por inteiro, é hora de ser amigo por inteiro, é hora de amar por inteiro, de perdoar por inteiro, de se entregar por inteiro! Galinha se contenta com galinha. Quem se descobre águia não consegue permanecer no galinheiro.
Quem percebe o valor que se tem não se acomoda com migalhas que nos jogam aos pés para ciscarmos; quem se valoriza, quem se ama e se gosta não se contenta com sentimentos pela metade.
Portanto, perceba seu valor. Valorize-se e não mendigue sentimento de quem não lhe dá o mínimo de atenção, respeito e, sobretudo, amor. Fomos criados para as alturas e para alçarmos os voos sentimentais que nos realizam e nos libertam e não que nos aprisionam.
 Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário