SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Quem ama prende ou deixa livre?


Quando amamos, no sentido verdadeiro da palavra, é natural que um sentimento paradoxal surja em nós: ao mesmo tempo que nos sentimos maravilhados com tal sentimento, o medo e a insegurança também aparecem. Como lidar com eles é que vai fazer toda a diferença.
Alguns, mais afoitos, poderiam bradar: “Se o medo e a insegurança surgiram, então é porque não existe confiança e, consequentemente, não existe amor”. Temos que parar de soltar frases prontas, carregadas de clichês e pautadas em romances mexicanos (risos). Acredito que qualquer ser humano que esteja vivendo uma relação amorosa intensa, está sujeito aos medos e inseguranças (principalmente no mundo de hoje, em que acompanhamos um amar e desgostar instantâneos). Medo e insegurança justamente de perder o sentimento que está fazendo tão bem!
Esta insegurança e este medo faz com que as pessoas comecem a tomar algumas atitudes. E é aqui que muitos problemas se instalam! Medo e insegurança podem ser considerados “naturais” e normais em qualquer relação, desde que vistos como um processo de conhecimento e amadurecimento. Porém, muitas pessoas sentem-se extremamente ameaçadas e a insegurança, então, toma proporções monstruosas. Com isso, a pessoa faz as piores besteiras possíveis.
É justamente aqui que entra o sentimento que tão bem conhecemos e classificamos como ciúmes. Ora, também o considero como natural em qualquer relacionamento. Acredito que quem realmente gosta, sente ciúme. Porém, existe uma tênue linha que divide o ciúme “natural” daquele que poderíamos chamar de “doentio”. Aristóteles já dizia que a virtude estava no meio. Ou seja, é necessário o equilíbrio. Um relacionamento sem ciúme algum pode denotar desinteresse (ainda que, na realidade, não haja); em exagero, pode aprisionar a pessoa amada em cobranças e fantasmas que só existem na cabeça da pessoa enciumada; com equilíbrio pode, inclusive, apimentar a relação e mostrar que nos importamos com a pessoa amada.
Esses dias, li um trecho de uma carta de Gabriel Chalita, no qual ele fala justamente sobre o título deste artigo e faz uma comparação fantástica: compara o amor com o pássaro vivo e com o empalhado. Ou seja, muitas pessoas, quando amam, querem laçar o outro, agindo como um caçador e tratando a pessoa como um pertence seu. E, feita a caça, empalham para não ter riscos (quantas vezes, ouço histórias de proibições absurdas: não deixar trabalhar, sair de casa ou até mesmo de dar bom dia a um conhecido). “Um pássaro empalhado fica sempre no mesmo lugar. Um pássaro vivo, entretanto, canta, brinca, pula e voa. E seu voo tem volta se o espaço do aconchego foi oferecido”, escreveu Chalita.
Não podemos fazer com que a pessoa que justamente mais gostamos seja empalhada, seja anulada e perca seu jeito de ser e de agir! O amor tem que garantir a liberdade! Aliás, se existe o amor, o pássaro vislumbra o céu imenso que existe, mas ele OPTA por voar e sempre voltar ao lugar no qual ele sente-se bem. Aquele, porém, que está engaiolado, enjaulado em cobranças e restrições sempre achará que o melhor é voar e não voltar...
Saber controlar nossos medos e nossas inseguranças (lembremos do equilíbrio) garantirão um relacionamento saudável. Amar é cuidar, é tomar conta, sem dúvida! Porém, cuidar e tomar conta não significa apoderar-se da pessoa amada, transformando-a em propriedade, tendo em vista que ninguém é propriedade de ninguém. Nascemos livres e ansiamos pela liberdade em todos os aspectos de nossa vida: pessoal, profissional, familiar e, também, afetivo. 
Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário