SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aprender com os erros!



Viver é uma grande aventura e um processo maravilhoso, desde que saibamos tirar proveito de todas as situações que acontecem em nossa vida.
Acredito que um grande sinal de maturidade e amadurecimento diante da vida será quando aprendermos com os erros e, desta forma, ao invés de colocarmos a lente de aumento no aspecto negativo (o erro em si), conseguirmos mergulhar em nós mesmos e enxergarmos as deficiências, as limitações e, assim, assumirmos um processo de mudança, ou seja, crescermos em humanidade.
Muitas são as pessoas que têm medo de fazer este mergulho interior, justamente porque, ao entrarem em contato com seu eu mais profundo e, assim, com suas deficiências e limitações, terão que tomar um posicionamento. Ora, é muito mais fácil viver na superficialidade do que aprofundar-se e reconhecer-se com defeitos e, portanto, tendo que tomar um posicionamento, a saber: assumir que mudanças têm que ser feitas!
Julgo, também, que podemos e devemos aprender não só com nossos erros, mas com os erros alheios. A vida é uma grande escola! E, assim como na escola, só aprende quem quer. Se o aluno não tiver disposição e não tiver vontade, não aprende, por mais que o professor repita a explicação centenas de vezes. Na vida é exatamente assim! Quantas são as pessoas que se fecham a aprender com os outros, convencidas de que já sabem tudo; outras, ainda, apedrejam os erros alheios, criticam, condenam e julgam, e não fazem um simples exercício de tentar se colocar no lugar e perceber a real situação em que tal erro se deu. Quando temos esta atitude de distanciamento (como se aquele erro jamais esteve ou estará presente em nossa vida), dificilmente tiraremos proveito da situação e aprenderemos com ela. Sendo assim, caso algo semelhante aconteça em nossa vida, sob outra roupagem, em outro contexto e até mesmo anos mais tarde, muito provavelmente cometeremos as mesmas besteiras que outrora criticamos severamente, justamente porque, naquele momento anterior, estivemos fechados a aprender com o erro alheio.

A vida poderia ser mais simples! Pessoas que aprendem com os erros são pessoas que dobram o orgulho e assumem que mudanças têm que ser feitas. Há, porém, aquelas pessoas que se dobram diante do orgulho, ou seja, jamais assumem os erros e, portanto, jamais crescem e, automaticamente, não mudam. São pessoas que perdem grandes amigos e grandes amores justamente por deixarem o orgulho falar mais alto e por não reconhecerem as próprias falhas e nem aprenderem com elas. O mundo e as relações humanas serão outras quando aprendermos com os erros e, assim, empreendermos mudanças. Nunca é tarde para começar! Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário