SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Possibilidades X oportunidades


Nos muitos e-mails recebidos no Canal Ponto de Vista, um fator frequente é a questão da pessoa que vive no mundo das possibilidades e, com isso, não consegue seguir sua vida.
Vamos lá, e exemplifiquemos o raciocínio introdutório! São muitas as pessoas que, após o término do relacionamento, desenvolvem o mundo das possibilidades. Este, por sua vez, é constituído mais ou menos assim:
“Se a pessoa não apagou nossas fotos das redes sociais, então é porque ela ainda está conectada em mim”
“Ela vai perceber que ainda gosta de mim e vai me procurar”
“Ela postou uma frase no Facebook, e tenho certeza que é uma indireta para mim”
“Ela postou uma foto no Instagram e estava usando a correntinha que dei a ela”

Enfim, são infindáveis as possibilidades que as pessoas criam. É, na verdade, a criação de um mundo paralelo; é a criação de uma fantasia que busca maquiar a realidade dura do término. Por que não encarar o fato em si? Por que não encarar o que a pessoa lhe disse? Sim, concordo que há pessoas que não são claras quando propõem o término e usam frases clássicas como: “Não sei o que quero”; “Vamos ver como vai ficar”; “Vamos deixar rolar, se tiver que ser, vai ser”; “Vamos deixar que Deus mostre se devemos continuar juntos”, entre tantas outras, umas mais absurdas que as outras!
Contudo, mesmo diante destas pessoas que não agem com clareza, nós é que precisamos ter clareza do que queremos! Diante da indecisão que a pessoa mostra, nós é que temos que ser decididos do que queremos e do que não queremos para nossa vida afetiva! O mundo das possibilidades é o mundo das indecisões. Este, por sua vez, não nos traz bem estar. Gera angústia, desconforto e instabilidade. É por isso que sempre digo que é mil vezes preferível um NÃO do que um TALVEZ; muito melhor uma porta fechada do que uma porta entreaberta. Ao menos o NÃO e a porta fechada representam uma decisão e, diante dela, é necessário que tenhamos a nossa!
Quando ficamos no mundo das possibilidades, então perdemos as oportunidades! O mundo das possibilidades é caracterizado por lembranças do ontem que se derramam no hoje. Porém, são lembranças que não tem mais incidência no hoje, tendo em vista que, no hoje, a pessoa não está mais conosco! Então, você compromete a vivência do presente, justamente porque cria as possibilidades e fica envolvido nelas, esperando que o ontem retorne no hoje. Sendo assim, fica evidente que as oportunidades do hoje se perdem. E por que se perdem? Porque seus olhos estavam voltados para as possibilidades que lhe remetem àquele passado.
Não tenha medo de encarar a realidade. Não tenha medo de se posicionar diante dela. Não tenha medo de tomar decisões a partir do que você sabe que quer e daquilo que não quer. Encare as oportunidades! O dia a dia apresenta inúmeras oportunidades para sermos felizes. Mas, para conseguirmos enxerga-las é necessário tirar os olhos do mundo fantasioso das possibilidades criadas no pós término. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini





3 comentários: