SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 7 de abril de 2015

A forma como se fala


Querido leitor, você já percebeu que há pessoas que por mais que queiram ser simpáticas e agradáveis, não conseguem conquistar as outras? Ao contrário, acabam afastando ainda mais!
Será que é uma questão de carisma ou simplesmente a forma como se coloca nas situações e a maneira como falam as coisas? Acredito que se fosse reduzir a “carisma”, então, a meu ver, acabaria por ficar reduzido a algo “dado”, um “dom recebido” e, portanto, algo que não foi conquistado e, sendo assim, aqueles que não têm estão fadados a continuar da mesma forma.
Ora, isto seria duvidar da possibilidade de mudança e das inúmeras capacidades de aprimoramento, amadurecimento e desenvolvimento que são próprias do ser humano. Tudo pode ser adquirido, desde que se queira! Mudanças podem ser feitas, desde que se reconheça o que precisa ser mudado!
Veja bem, não estou descartando uma aptidão inata que muitas pessoas “trazem de fábrica” (risos). Há pessoas que, naturalmente, têm muita facilidade em serem agradáveis, sociáveis e simpáticas. Contudo, até mesmo estas precisam pensar na FORMA que falam determinadas coisas.
As palavras são como as cartas de um baralho. As mesmas cartas podem ser usadas para a realização de jogos diversos. No jogo de truco, por exemplo, caso a carta virada seja um três, estar com o quatro de paus representa que se está com a carta de maior valor naquela rodada. Contudo, numa outra rodada, se virar qualquer outra carta que não um três, o quatro passa a ser a carta de menor valor.

Meus queridos, assim são as palavras em nossa vida! A forma como as empregamos, dependendo do contexto (entenda-se o contexto como a carta que é virada no truco) adquire um determinado peso. A mesma palavra dita em contextos e tonalidades diferentes pode representar coisas totalmente opostas!
Antes de falar, pense em COMO vai falar! Nunca se esqueça que sua palavra será interpretada por uma outra pessoa. Não queira deixar dúvidas. Seja claro e reflita na forma que está falando. Muitas discussões entre casais e desentendimentos seríssimos em família acontecem porque as pessoas não pensaram em como empregaram as palavras. Simplesmente lançaram palavras de qualquer forma. Você pode estar corretíssimo naquilo que está dizendo, mas dependendo do modo como falou pode deixar seu discurso sem razão e você passará de vítima a réu.

Refletir em como falar as coisas não é, de forma alguma, ser falso! Você continuará sendo sincero e verdadeiro, mas apenas adequará melhor a maneira como pronuncia tal sinceridade e verdade, mesmo porque, se falar de forma ofensiva a outra pessoa se fechará em defensiva e, portanto, o diálogo não acontecerá. Ao contrário, uma enxurrada de ofensas surgirá e o abismo só aumentará. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

2 comentários:

  1. Assim será minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará pra mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.. Te adoro André bju..

    ResponderExcluir
  2. Assim será minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará pra mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.. Te adoro André bju..

    ResponderExcluir