SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A vida se renova!


“A vida se renova na esperança de um dia novo” (Carlos Drummond de Andrade)

Meus queridos, notem que determinadas situações que pareciam sem brilho ou sem vida, ganham um novo colorido quando empreendemos ações sobre elas.
Sabe aquela despensa bagunçada em sua casa? Então, quando “baixa a Zefa” em você e decide colocar tudo em ordem, quanta diferença depois, não é mesmo? Quanta coisa acumulada e que você nem se lembrava mais e, agora, nem sabe o porquê deixou aquilo ali guardado. Garanto que você retira sacos e mais sacos de lixo dali. Com isso, tudo fica mais espaçoso, mais limpo, mais organizado e, consequentemente, dá lugar para coisas que, de fato, você precisa guardar.

Sabe aquele vaso com aquele lírio da paz, de folhas amareladas e sem vida? E, então, você tem o “momento jardineiro” e simplesmente corta tudo! Deixa apenas os toquinhos dos caules, mal saindo da borda do vaso! E se o lírio não brotar mais? Ora, ao menos você deu uma nova chance a ele! Porque sua intenção era arrancá-lo e plantar uma outra flor naquele vaso. Então, significa que a poda é melhor que ser jogado fora, ou seja, ele não tem do que reclamar (risos).

Olha, assim aprendêssemos a reciclar as emoções e sentimentos dentro de nós também! Sei que reciclar é algo que se associa com lixo e, propositalmente, estou usando este verbo. E sabe por quê? Porque são muitos os verdadeiros lixos emocionais que acumulamos e carregamos dentro de nós. Está na hora de termos o “momento Zefa” e limparmos nossas despensas emocionais! Pra que ficar guardando tanta coisa aí dentro de você? Pra que ficar acumulando estes sentimentos que simplesmente não o levam mais para lugar algum? Somente quando fazemos isso é que conseguimos abrir espaço para o que, de fato, importa no hoje. Guardar lixos emocionais do ontem impedem-nos de viver bem as emoções saudáveis do hoje, tendo em vista que faltará espaço para elas.

Assim, também, acredito que precisamos ter o “momento jardineiro” em nossas emoções e sentimentos. Pra que ficar com esta flor murcha e amarelada de um sentimento que só existe em você e não mais na outra pessoa? Pra que ficar regando isso ainda? Não está na hora de podar e deixar apenas o caule do seu amor próprio, para que ele brote viçoso, verdejante e possa lhe trazer muitas flores? É plantar seu jardim interno! É cuidar de si mesmo! As podas não são fáceis, mas são necessárias! A vida se renova, as emoções e sentimentos também. Contudo, emoções e sentimentos requerem atitudes das “Zefas” e dos “jardineiros”, ou seja, de cada um de nós. Nossa vida não se renova sem o nosso arregaçar das mangas e sem o botar a mão na massa das próprias emoções e sentimentos. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário