SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Por que voltar com quem fez sofrer?


Muitas são as pessoas que fazem o questionamento que intitula este post ao verem amigos, parentes ou conhecidos reatando o namoro com pessoas que tanto fizeram a outra sofrer.
Há, ainda, os amigos que, de tão revoltados que ficam com a volta, chegam até mesmo a romper com a amizade! Veja bem, acredito que o ser humano pode mudar. Todos passamos por situações, conflitos, perdas, términos etc, que podem fazer com que percebamos algo em nós que, de fato, precisava ser mudado e, assim, a mudança acontece. Contudo, não pretendo discorrer sobre se tais mudanças ocorreram ou não, mas sim sobre o que faz com que voltemos com alguém que tanto nos machucou.


Quando amamos alguém e sentimos que este sentimento é verdadeiro e profundo, é óbvio que gostaríamos que ele perdurasse por todo o sempre, tendo em vista que sentimentos verdadeiros nos realizam e, sendo assim, nos dão prazer. Porém, o sentimento pode ser prazeroso, mas a relação nem tanto! Parece contraditório, não é mesmo? E sim, é! É justamente por isso que as pessoas ficam tão indecisas e entram em crises homéricas. Elas sabem que o sentimento dentro delas é verdadeiro e profundo, no entanto, a relação que envolve tal sentimento pode ser doentia, desrespeitosa ou desastrosa. É aí que vemos situações de humilhações, de falta de consideração, de mentiras, traições e tantas outras coisas. E é aí que o término acontece.
Ora, o término aconteceu devido às situações que estavam envolvendo a relação, mas o sentimento continua existindo! E, com o passar do tempo, justamente pelo fato do sentimento ainda existir (e quanto mais verdadeiro e profundo, mais tempo levará para deixar de existir), a saudade irá bater. Por sua vez, se a saudade bateu é porque nossa memória está focada em todos os momentos bons que passamos, tendo em vista que ninguém sente saudade de situações ruins! E é aqui que reside a resposta para a questão principal deste post! Voltamos com a pessoa que nos fez sofrer tanto, porque nossa memória nos prega uma peça e, simplesmente, resolvemos “apagar” todos os conflitos e situações conflituosas para ficarmos apenas com os momentos bons. E aí, a vontade de revivê-los é tanta (saudade) que jogamos qualquer lembrança negativa para debaixo do tapete e empreendemos o caminho da reconciliação.


Quero deixar claro que não estou, de forma alguma, condenando quem se reconcilia e retoma uma relação, tendo em vista que apenas quem está na situação é que pode, com propriedade, julgar a situação! Assim como acredito que mudanças são possíveis, sem dúvida! Quero apenas levantar uma reflexão e fazer com que, ao invés de sermos unilaterais e olharmos, por causa da saudade e carência, apenas um lado, saibamos colocar os dois lados na balança; saibamos usar a prudência e, sobretudo, perguntarmo-nos se, mesmo ainda amando, estamos dispostos a passar por todas aquelas situações que tanto nos fizeram mal. É colocar a reflexão para nos auxiliar, tendo em vista que o coração sempre fica gritando para agirmos a fim de eliminar a dor da saudade que toma conta dele... essa dor acaba sendo tão grande que é aí que as dores pelas humilhações e desconsiderações sofridas na relação acabam ficando em segundo plano (indo para debaixo do tapete). Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário