SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A ignorância gera o caos


Meus queridos, fui ao cinema assistir “Lucy” e a personagem principal, após expor tanto conhecimento (expandindo sua capacidade cerebral) ao professor, este, interpretado por Morgan Freeman, questiona: “Mas a humanidade não está preparada para tanto conhecimento. Isso pode gerar o caos”. E ela responde: “Professor, a ignorância gera o caos e não o conhecimento”.

Confesso que, após ouvir esta frase, quase não consegui prestar mais tanta atenção ao filme, pois este post começou a ser escrito como que num flash instantâneo, ali mesmo na poltrona do cinema. É a mais pura verdade! Tenho acompanhado os relatos, as situações conflituosas de milhares de pessoas e posso garantir que quanto mais temos conhecimento das situações, mais estamos no processo de organização do caos, tendo em vista que o caos é gerado pelo desconhecimento (ignorância). Vou usar exemplos para explicar melhor esta teoria.
Você descobre que a pessoa lhe traiu, certo? Nesta hora, sua vida entra em total desordem, ou seja, em caos! Então, você poderia afirmar que o conhecimento (descobrir a traição) lhe trouxe caos. Não! Ter descoberto a traição (o conhecimento do fato) lhe trouxe um sentimento ruim, pois, óbvio, havia expectativas depositadas naquela relação e, agora, elas se transformaram em ruínas. Contudo, é este conhecimento que lhe dá a possibilidade, na verdade, de organizar uma situação que estava em desordem (caos significa desordem). Enquanto você estava na ignorância do fato, enquanto você não sabia que a pessoa amada estava lhe traindo é que, a meu ver, o caos estava acontecendo, tendo em vista que toda traição parte do princípio de alguém ser enganado e, portanto, é porque as coisas estão em desordem, não seguem um ordenamento esperado! Portanto, entenda que ter descoberto, ou seja, ter adquirido o conhecimento é o caminho para a superação da desordem e não o inverso.
Pode ser que você decida perdoar a pessoa, permanecer ao lado dela e recomeçarem. Ora, nada mais é do que um reordenamento, não é mesmo? Logo, o desconhecimento do fato (a ignorância) apenas prolongaria uma situação de desordem (o caos).


Quando, também, temos a coragem de fazer um mergulho em nós mesmos e conhecemos quem, de fato, somos, podemos organizar o caos, ou seja, a desordem sentimental na qual, muitas vezes, estamos imersos. O conhecimento (com critério, de forma estruturada e não as lavagens cerebrais que vemos por aí) traz autonomia para as pessoas, liberdade de ser quem são e possibilita que façam um ordenamento de situações que estavam em desordem (caos). Com isso, a própria pessoa começa a colocar as coisas nos seus devidos lugares. Quanto mais o conhecimento tiver lugar nas prateleiras de nosso ser, menos espaço sobrará para os antidepressivos! Pense nisso! Forte abraço: André Massolini  

Um comentário:

  1. Assisti 'Lucy' dias atrás e uma frase (que me trouxe até aqui) não saiu da minha cabeça: 'A ignorância gera o caos, não o conhecimento'. E fiquei dias pensando nisso, coisa que já me ocorreu outras vezes, e tentando refletir no poder que o conhecimento pode ter em nossas vidas.
    Sou partícipe da ideia de que o conhecimento é capaz de libertar as pessoas... Aí fico pensando com meus botões:

    Por mais que estejamos preparados para receber conhecimento, será que, de fato, queremos isso?

    Enfim, essa é uma reflexão constante que compartilho contigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir