SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Homem ou máquina: quem vale mais?


Uma única máquina pode fazer o trabalho de cinquenta homens comuns, porém máquina alguma consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário (Elbert Hubbard)

Meus queridos, tenho certeza que a esmagadora maioria responderá a pergunta que intitula este post, dizendo: “Claro que é o homem”.
Em teoria, respondemos, logo de cara, muita coisa! Porém, quando analisamos as ATITUDES, aí as coisas mudam de figura. Lidar com o ser humano é muito mais complexo que lidar com uma máquina. Porém, tenho percebido que as pessoas estão cada vez mais desorientadas justamente por quererem que o ser humano responda a comandos determinados, como se fosse uma máquina.
Deixe-me exemplificar. Tem gente que está super acostumada com a agilidade dos computadores e de tantos outros aparelhos eletrônicos e, sim, é, de fato, importante que sejam rápidos e que facilitem nosso dia a dia. Contudo, as pessoas não estão sabendo distinguir o HUMANO do tecnológico! Quando estão com algum conflito ou alguma situação angustiante, querem, a todo custo, que aquele aperto no peito, que aquela dor que consome a alma desapareça como se bastasse dar um “clique”.
Meus queridos, não temos em nós, humanos, a maravilhosa tecla “delete”, que simplesmente apaga os erros e envia para a lixeira o que não gostamos; não temos o botão “on/off” para ligar determinadas coisas no momento que queremos e simplesmente desligarmos em outros. Esta dor que aperta seu peito (e que, muitas vezes, é consequência de suas próprias atitudes) não some com um simples clique, tenha consciência disso!

Precisamos ter consciência que a agilidade e a descartabilidade das coisas é própria das máquinas. Não somos máquinas e nem deveríamos tratar os outros como tal. Somos humanos! E, como humanos que somos, nossa vida é constituída de processos, de construções, de desmoronamentos e novas construções tijolo a tijolo. Quem não entender isso ficará totalmente perdido e considerará que a vida não tem sentido, pois achará que a dor pela qual está passando tornar-se-á eterna e nunca mais o brilho dos olhos e o sorriso nos lábios voltará!
Entenda que você é um ser humano! Entenda que, apesar de todas as maravilhas da tecnologia (da qual sou adepto, claro), não podemos nos isentar de nossas responsabilidades e não podemos fugir de questionamentos fundamentais: quem sou eu? O que quero para mim? Para conseguir isso que quero, como devo agir? O que quero para meu futuro? Para que meu futuro seja desta forma, o que tenho que começar a fazer, agora, no presente? Como tenho agido? Quais são as pegadas que tenho deixado na areia da vida?

Enfim, meus queridos, não existe Google, Wikipedia, e nem super computadores que responderão estas questões! E sabe por quê? Porque você é o autor da sua história e somente quando empunhar a caneta das atitudes, dia após dia, é que você escreverá palavra por palavra, linha por linha, parágrafo por parágrafo nas folhas de sua vida. E aí, como vai querer o fim? Sabia que depende de você? Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

Um comentário:

  1. Texto maravilhoso e motivador. As pessoas realmente tem que começar a se enxergar como são, devem ver que são apenas pessoas, condição muitas vezes falha, porém única!

    ResponderExcluir