SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quem é inteligente?



Muitas vezes admiramos as qualidades de outras pessoas e, por vezes, pensamos: “Nossa, queria ser como ele”. Esta atitude faz com que valorizemos qualidades alheias e desvalorizemos as nossas.
Outro dia, estava conversando com um aluno e ele me disse: “Você é muito inteligente. Eu sou cabeça dura e não vou conseguir passar na prova”. Então, olhei para ele e disse: “Meu carro está com um problema e eu não sei o que é. Se você der uma olhada, provavelmente, descobrirá o que há de errado, não é mesmo?” E ele disse que sim. Então falei: “Ora, diante de meu carro com problema quem é mais inteligente? Eu ou você?”
É isto que quero dizer quando digo que valorizamos qualidades alheias e não enxergamos as nossas! Cada um de nós tem uma potencialidade para algo. Sempre haverá alguma coisa que dominamos e fazemos muito bem feito. Onde está nosso talento? Muitas vezes, enterrado (como na parábola contada por Jesus). É por isso que é importante elogiarmos os talentos e as qualidades alheias, pois podemos estar desenterrando e mostrando à pessoa algo que ela mesma não tinha percebido e tomado consciência. Devemos tomar posse de nossos talentos e fazê-los render cada vez mais.
Quando estava para construir minha casa, levei um primo, que é um excelente pedreiro, para analisar o terreno no qual ergueria a construção. Ele olhou e teve a visão de tudo o que será necessário. Provavelmente, não conheça obras de Platão e Aristóteles, nem saiba os fundamentos e a ideologia do positivismo ou do cartesianismo, porém onde está sua inteligência? Eu, diante daquele terreno vazio, era um completo ignorante! E ele era o mestre...
Inúmeras vezes confundimos inteligência com conhecimento acadêmico; é a mesma confusão que se faz com o termo “cultura”. Muita gente acha que a pessoa que tem estudos e possui muitos conhecimentos acadêmicos tem cultura. E esquece-se que cultura é um termo que abrange os costumes e as tradições de um povo, de uma sociedade ou de um grupo. Todos possuímos cultura!
Minha mãe cozinha maravilhosamente bem (apesar de eu ser fã de minha mãe, este é um consenso no qual todos meus amigos chegam também...risos). Se precisar de um cálculo de quanto se deve fazer de arroz para determinado número de pessoas, ou de carne, macarrão etc, ela saberá. Um de meus amigos, porém, que tem doutorado na sua área, mal cozinha macarrão! Quem é mais inteligente?
Poderia ficar citando milhares de exemplos, mas com todos eles chegaríamos à mesma conclusão: todos somos inteligentes, cada qual em sua área específica. Um ladrão que tem muita habilidade em abrir fechaduras, não deixa de ser inteligente. Porém, o problema está no para quê ele está canalizando sua inteligência. Podemos usá-la para grandes obras ou para causar o mal e a destruição também. É por isso que a inteligência tem que vir acompanhada de consciência e ética.
Portanto, valorizemo-nos, desenterremos nossos talentos e façamos com que eles rendam frutos para nosso bem-estar e para a coletividade. Forte abraço: André Massolini




Um comentário: