SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Autores de nossa história


Respeitar o pensamento alheio é fundamental para que as relações interpessoais sejam harmônicas e saudáveis. A pluralidade de pensamento e ideias é positiva e não negativa!
Apesar de respeitar as pessoas que pensam de forma diferente, não consigo, por mais que eu tente, acreditar num destino pronto ou, como dizem, “escrito”. Defendo a ideia de que somos construtores e autores de nossa história. Sim, há centenas de acontecimentos que envolvem nosso viver que simplesmente ocorreram de forma alheia à nossa vontade e não foram escolhidos, de forma alguma, por nós. Porém, sem dúvida, foram escolhidos por outras pessoas e, como não vivemos isolados, acontecimentos e escolhas de terceiros têm incidência direta em outros que não apenas eles. Você poderia me dizer: “Viu só... não foi escolha minha. Foi algo que aconteceu contra minha vontade. Portanto, não fui eu quem escreveu ou construiu tão situação. Logo, não fui o autor e, sendo assim, aconteceu porque tinha que acontecer. Como consequência, o destino existe”.
Ora, jamais defendi a ideia de que absolutamente tudo o que acontece em nossa vida é fruto de nossas escolhas. Se uma pessoa me der um tiro e eu ficar com sequelas, não foi escolha minha, mas sim dela. Ela escolheu atirar e eu sofri as consequências de uma atitude irresponsável e egoísta. E é justamente aqui que entra minha autoria. Não posso escolher e controlar as escolhas alheias. E tais escolhas, quando mal feitas, trarão os consequentes frutos ruins (não diretamente para quem escolheu, mas para aqueles que estavam próximos e se tornaram vítimas de tais escolhas). Minha autoria, portanto, entra justamente no seguinte pensamento: o que farei com aquilo que fizeram comigo!

Há pessoas que se vitimizam e querem o “dó” das pessoas e ficam presas num passado que não tem mais volta. E há aquelas que arregaçam as mangas e reiniciam sua vida e sua história a partir do ocorrido e reescrevem uma nova história. Não importa o que fizeram comigo, mas o que realmente importa é o que eu vou fazer com aquilo que fizeram comigo! É justamente aqui que assumo o controle e a autoria de minha história.
O grande Chico Xavier disse uma frase assim: “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta”. Todos os dias, temos novas possibilidades. A cada dia podemos pegar os pincéis e dar um colorido novo; podemos pegar as canetas
e escrevermos frases de ânimo ou desânimo, de alegria ou tristeza, de positividade ou negatividade... vai depender de nós e não de forças astrais.
Assumamos nossa história; assumamos as páginas que constituem nosso viver e tenhamos consciência que podemos não só escrever, mas interpretar de diversas formas os rabiscos que não esperávamos. Forte abraço: André Massolini


Nenhum comentário:

Postar um comentário